Mudanças Recentes

From WikiEducator
Jump to: navigation, search




Introdução

A página Mudanças recentes permite-lhe ver as modificações mais recentes feitas em páginas do WikiEducator. Ao utilizar esta página, qualquer utilizador pode monitorar e rever o trabalho de outros utilizadores, permitindo que erros sejam corrigidos e mantendo um historial de toda a actividade numa respectiva página activa. Pode aceder à hiperligação Mudanças recentes através da barra de navegação lateral esquerda em qualquer página do WikiEducator.

Ácerca da Página Mudanças Recentes

As duas linhas que se seguem são um exemplo do tipo de texto que pode ver quando clica na hiperligação Mudanças recentes na barra de navegação lateral à esquerda de qualquer página Wiki.

O texto mostra que houve duas edições: a primeira pelo utilizador Mackiwg, que adicionou uma hiperligação ao glossário no manual online exe; e a segunda pelo utilizador BrentSimpson, que criou uma nova página chamada WikiEducator tutorial Wikieducator tutorial.

Da esquerda para a direita, aqui fica o significado do que quer dizer o texto na página Mudanças recentes:

  • dif é uma hiperligação para a página diff-page referente a esta edição (daremos-lhe mais informação sobre este aspecto na secção seguinte).
  • hist é uma hiperligação que corresponde à hiperligação história na página editada: mostra não só esta edição, como também outras edições feitas a esta página, mais recentes ou mais antigas.
  • Um 'N em negrito indica que a página é nova, ou seja, que não existia previamente.
  • Um m em negrito indica que o utilizador marcou a edição como pouco significativa ('menor').
  • A hiperligação seguinte é uma hiperligação à versão corrente da página em questão.
  • 10:06 refere-se à hora em UTC (Coordinated Universal Time). Pode mudar a hora para a sua escala horária, utilizando as suas preferências de utilizador.
  • Para utilizadores que estão logged in, a hiperligação imediatamente a seguir é uma hiperligação à respectiva página de utilizador (como é costume com hiperligações internas, verá a página na modalidade de publicação se a página já existir ou será direccionado para a modalidade de edição se a página ainda não existir.)
  • Por fim, existe uma hiperligação (disc) à página de Discussão do utilizador (o mesmo comentário feito no item anterior, em relação à existência da página aplica-se a este aspecto).



Icon activity.jpg

Actividade

Vamos então ver como funciona esta característica:
  • Se estiver a estudar estes tutoriais online, abra um separador novo no seu navegador (isto permitir-lhe-á alternar entre o tutorial e uma outra janela onde pode praticar e usar estas novas ferramentas, sem perder acesso a estas instruções).
  • Para abrir um separador novo no seu navegador (Internet Explorer ou Mozilla Firefox, clique File>New Tab ou Ctrl/Command T.)
  • Para alternar entre separadores, clique Ctrl Tab ou Ctrl Pg Up/Down
  • Na nova janela, dirija-se a http://WikiEducator.org
  • Clique na hiperligação Mudanças recentes na barra de navegação lateral à esquerda da página e veja algumas das modificações que foram feitas recentemente. (Clique na seta de retorno no navegador para navegar entre as páginas à medida que vai clicando nas várias hiperligações para ver que modificações foram feitas).
  • À medida que se vai familiarizando com este processo retome o tutorial, clicando no separador do WikiEducator no topo da página do seu navegador ou clicando na combinação <Ctrl Page Up>.