Edição Colaborativa

From WikiEducator
Jump to: navigation, search






Icon multimedia.gif

Media

Uma mensagem de boas vindas da Sandy
Sgunness.jpg

Mensagem de boas vindas de Sandhya Gunness, Desenhadora Instrucional no Centro Virtual para Tecnologias Inovadoras de Aprendizagem, Universidade de Mauritius - uma fan do WikiEducator.)

Clique na hiperligação abaixo para começar o download do ficheiro audio. Não se recomenda para ligações por telefone!





Icon objectives.jpg

Objectivos

Ao completar esta lição será capaz de:
  • Debater o conceito de ética no contexto Wiki,
  • Explorar a página Mudanças recentes,
  • Ver a diferença entre hiperligações dif & hist,
  • Reverter a versões anteriores de artigos.


Criar conteúdos educacionais em WikiEducator é um processo bastante diferente daquele que você poderá estar habituado a seguir quando cria o seu conteúdo educacional para outros media. Os contribuintes em WikiEducator podem originar de muitos países e culturas diferentes, e podem ter opiniões, valores, perspectivas e antecedentes muito variados. Tratar todos com o devido respeito é fundamental para obter colaboração efectiva no desenvolvimento de recursos educacionais eficazes em WikiEducator. Lembre-se que todos os recursos em WikiEducator podem ser vistos e potencialmente editáveis por qualquer pessoa que tenha uma conta de utilizador. Portanto, prepare-se para que o seu trabalho possa ser editado por qualquer pessoa com uma conta e resolva todas as divergências, ou faça comentários através da utilização das páginas de discussão.

O nosso trabalho baseia-se em num modelo consensual. Na prática, membros do WikiEducator concordam em trabalhar de acordo com a seguinte metodologia:

  1. Desenvolvimento de rascunhos, esboços e sugestões é feito no Wiki. Qualquer pessoa pode criar uma nova página Wiki em relação a qualquer tipo de conteúdo.
  2. Debates direccionados a alcançar consenso ocorrem em páginas de discussão (ex: separador de Discussão ou hiperligação Minha discussão que pode encontrar no topo de qualquer página, por cima da secção de apresentação de conteúdos).
  3. Uma vez chegados a consenso, torna-se necessário implementar as modificações acordadas na página Wiki relevante.
  4. Pequenas edições, pequenas melhorias e novas adições são geralmente feitas sem debate ou discussão.