Reversão de Páginas

From WikiEducator
Jump to: navigation, search




Reverter Páginas

Reverter um página, significa desfazer todas as modificações feitas nessa página, passado algum tempo. O resultado desta actividade é o facto desta página se tornar idêntica em termos de conteúdo à pagina que se tinha gravado anteriormente. Reverter artigos é uma decisão que deve ser tomada muito seriamente e é especialmente usada para combater vandalismo. Se não tem a certeza de que reverter um artigo é uma acção apropriada ou não, debata o assunto primeiro com outros colegas através dos forums de discussão existentes nas páginas de utilizador em vez de reverter ou remover o artigo. Se achar que uma edição não é satisfactória, experimente melhorá-la em vez de simplesmente a reverter a uma versão prévia ou de a remover.

Para reverter uma página a uma versão anterior:

  • Na página que pretende reverter, clique no separador História. Depois clique na hora e data da versão anterior à qual pretende reverter. Não funciona se clicar em act, ult, ou Compare as versões seleccionadas.
  • Quando a página aparece, aparecerá tambem um texto parecido com o que lhe damos a seguir, no topo da página, por baixo do título.
(Revisão de 15:35, 21 Dezembro 2006;)
  • Pode navegar para a frente ou para trás através da cronologia de edições utilizando a seguinte hiperligação: ←Versão anterior | Ver versão actual | Versão posterior→.
  • Certifique-se de que seleccionou a versão anterior desejada e clique no separador para editar a página, como o faria normalmente na modalidade de edição.
  • Obterá um aviso que aparecerá por cima da caixa de edição, acerca da edição de uma revisão ultrapassada.
  • Ignore este aviso e salve a página. Certifique-se de que adicionou a palavra revertido (ou "rv") no resumo de edição.



Icon activity.jpg

Actividade

Pseudo vandalismo – Testando a funcionalidade de reversão

Nesta actividade vai tentar uma acção de vandalismo à sua página de utilizador, seguida de uma correcção recorrendo à funcionalidade de reversão.
NB: certifique-se que esta actividade é feita na sua página de utilizador.

  1. Certifique-se que está logged in, e dirija-se à sua página de utilizador. (clique no nome de utilizador que se encontra logo a seguir ao icon User.gif no canto superior direito da página).
  2. Clique no separador editar para poder fazer uma modificação na sua página de utilizador. Certifique-se que está na sua própria página de utilizador. Para o fazer, deve ver o título: User:<O seu nome de utilizador aqui> Ex: User:Rosario.
  3. Escreva o texto seguinte: Isto é uma acção de vandalismo falsa
  4. Clique no botão Salvar página. Deverá agora poder ver a sua entrada pseudo-vândala na sua página de utilizador.
  5. Agora clique no separador história no topo da área de conteúdo na sua página de utilizador.
  6. Certifique-se que as duas edições mais recentes estão seleccionadas nos botões redondos na página do historial. Depois clique no botão Compare as versões seleccionadas.
  7. A sua edição mais recente (Isto é uma acção de vandalismo falsa) deve aparecer à direita, com o texto em vermelho.
  8. Clique na hiperligação Edição anterior no canto superior esquerdo do écran, que apontará para a versão prévia da página que pretende editar.
  9. Pode dar uma vista de olhos na página para ver se o texto vândalo foi removido ou não, vendo a página de alto a baixo.
  10. Assumindo que o problema está resolvido, clique no separador editar.
  11. Agora clique no botão Salvar página sem fazer nenhumas modificações.
  12. Parabéns! Acabou de reverter a sua página a uma versão anterior, removendo efectivamente a sua acção de vandalismo.





Demonstração Prática

Para ver o vídeo que se segue, clique na seta no canto inferior direito do écran capturado. (Este vídeo só está disponível em Inglês e não se recomenda se não tiver acesso a banda larga.)
<flash>file=Compare_versions.swf|width=800|height=489|quality=best</flash>