Resumo

From WikiEducator
Jump to: navigation, search




Resumo e Perguntas Mais Frequentes (PMFs)

Tipografia virada ao contrário, imagem por Bruno Girin em Flickr
A maior parte da formatação básica em Wiki pode ser feita utilizando a barra de edição que aparece quando você se encontra na modalidade de edição. No entanto, poderá haver alturas em que será preciso utilizar uma formatação mais sofisticada. Esta formatação mais sofisticada é feita através da aplicação manual da sintaxe Wiki ao texto que pretende formatar.

'Negritos e itálicos são feitos ao envolver o texto que pretende formatar entre 2 ou 3 apóstrofos ( ).

Títulos e subtítulos criam-se ao envolver o texto que pretende formatar como título entre sinais de igual (=).

As listas podem ser com marcadores (*) ou numeradas (#).

Se por acaso a sua formatação parecer não funcionar, poderá haver um erro na sintaxe, por exemplo:

  • No caso de títulos, verifique se colocou o mesmo número de sinais de igual (=) antes e depois do texto que pretende formatar como título.
  • O mesmo em relação a negrito e italicos: verififque se colocou o mesmo número de apóstrofos (') antes e depois do texto que pretende formatar.

Vai ver que muito em breve será capaz de ver erros na sua sintaxe. Uma das vantagens do Wiki é o facto de permitir 'gravar' cada uma das edições feitas a uma página, portanto é relativamente fácil recuperar qualquer erro. Lembre-se que a hiperligação Ajuda na barra de navegação à esquerda é acessível de qualquer página e pode ser usada para aceder às páginas de ajuda no Wiki, incluindo estes tutoriais.



Icon activity.jpg

Actividade

Melhorando a sua página de utilizador

O objectivo desta actividade é criar oportunidades para você aplicar todas as competências de formatação de texto que acabou de aprender neste tutorial, de forma a melhorar a estrutura, layout e conteúdo da sua página de utilizador. Dirija-se à sua página de utilizador (que pode aceder clicando no seu nome de utilizador a seguir ao icon User.gif, localizado no topo de cada página) e:

  • veja como pode melhorar a estrutura e o conteúdo da sua página adicionando títulos e subtítulos,
  • reveja o seu texto para ver como pode melhorar o layout adicionando negritos e itálicos para salientar conceitos principais,
  • Será que algumas partes da sua página de utilizador podem ser melhoradas através da utilizacao de listas com marcadores ou numeradas?




Perguntas Mais Frequentes (PMFs)

Liste as suas perguntas aqui ....

  • Na actividade que envolve listas numeradas, reparei que a numeração de sub-listas não segue a convenção de 2.1, 2.2, 2.3, etc. Ao invés, somente o último digito (i.e. 1, 2, 3, etc.) aparece no ponto de tabulação. Será possível criar listas numeradas com sub-números (e.g. 2.1.3)? (submetido por ED)
  • Quando tentei tabular um título manualmente, usando ==: or :==, não consegui ver a previsão. Estou a assumir que isto acontece devido ao título ser um macro e incorporar diferentes tipos de formatação. Será possível mudar o aspecto dos títulos se se editar o formato "mestre" ou esta formatação é fixa? (submetido por ED)
  • Quando tentei reformatar texto normal (ex. na actividade da área de rascunho) na minha página de utilizador de forma a mudar o texto para itálico, não consegui fazê-lo tudo de uma vez. Seleccionei o texto todo com o rato, cliquei no botão de itálico na barra de edição e cliquei no botao Salvar página. No entanto, só reformatou o primeiro parágrafo em itálico. Consequentemente, tive de repetir este processo três vezes, pois tinha três parágrafos na minha página. Isto é mesmo assim? (submetido por Patricia)
Patricia: pelos vistos, você tem razão e o programa só permite que formate um parágrafo de cada vez. É possível que não 'goste' da sintaxe que força o parágrafo entre dois blocos de texto. brent 04:49, 26 March 2007 (CEST)
  • Nao existe um botão de HTML 'toggle ' em WikiEducator se preferirmos utilizá-lo? (submetido por Maggy)
Maggy, se sabe HTML, pode usar grande parte da sintaxe no ambiente Wiki. Nós usamos sintaxe tradicional HTML para criar templates que pode ver nas páginas Wiki. brent 04:49, 26 March 2007 (CEST)
  • Ao criar uma lista com marcadores, como posso começar uma nova linha ou parágrafo mantendo a tabulação inicial da lista? (ambos devem fazer parte do mesmo marcador) User:LondonDan 03:21 pm (GMT)
  • Tentei usar a tabulação ":" e "#" para uma lista numerada e tudo funcionou. No entanto, quanto tentei adicionar mais um nível usando "::" and "##" apareceu uma linha extra com um número um. Como posso remover esta linha extra e o 1? Curiosamente, o nível mais baixo funciona quando uso "::" and "*". (John McBride)
  • Na actividade da minha área de rascunho reparei que aparece um marcador no modo de previsão que não pertence à lista, mas como não o consigo ver na modalidade de edição, não o posso remover. Não tem nenhum texto - somente um marcador (Yasmeen).