Criar um Rascunho

From WikiEducator
Jump to: navigation, search




Área de Rascunho

À medida que vai ganhando novas competências de edição, ou se pretende praticar tipos de formatação mais avançados, é bom fazê-lo numa área individual no Wiki. A actividade que se segue mostra-lhe como criar a sua área individual de rascunho, onde pode praticar tudo aquilo que vai aprendendo.


Pode descarregar uma versão impressa destas instruções em Inglês.



Icon activity.jpg

Actividade

Criando uma área individual de rascunho
  • Escreva o texto seguinte, exactamente como lhe mostramos abaixo, numa folha de papel, ou seleccione e copie o texto com o seu rato e faça o paste se estiver a trabalhar online:
[[/My sandbox/]]
  • Agora, dirija-se à sua página de utilizador (não se esqueça que tem de estar logged in para poder realizar esta actividade. Para fazer o seu log in, clique no seu nome de utilizador que pode ver no topo de qualquer página imediatamente a seguir ao icon User.gif.)
  • Clique no separador Editar na sua página de utilizador para activar o modo de edição e insira o texto que copiou, exactamente como aparece acima. Portanto, insira o texto seguinte:
[[/My sandbox/]]
  • Clique no botão Salvar página por baixo da área de edição.
  • Se seguiu todos os passos correctamente, verá que onde inseriu o texto acima, aparece uma hiperligação com texto em vermelho: "My sandbox"
  • Clique nesta hiperligação. Repare que é direccionado para uma página identificada como não existente. Não se preocupe, pois você irá criar esta página ao inserir algum texto.
  • Insira então algum texto nesta página, por exemplo: “Página em construção. Conteúdos a serem adicionados mais tarde....". Para inserir texto só tem de clicar na área de edição dada para começar a digitar o seu texto.
  • Clique no botão Salvar página.

Veja o vídeo Show me how para uma demonstração prática. (Este vídeo só está disponível em Inglês e não se recomenda se não tiver acesso a banda larga).




Sinais confusos? Imagem cortesia de Dano em Flickr
Se estiver a achar este processo de criação da sua área de rascunho um bocadinho complicado, não se preocupe. É natural! Só agora começámos e ainda não aprendeu a sintaxe para criar páginas novas em Wiki. E este exemplo é um pouco complicado. No entanto, só por curiosidade, esta linguagem de marcação que acabou de utilizar resultou na criação de uma página individual, ligada à sua página de utilizador. Pensamos que este processo é mais eficaz, uma vez que a alternativa seria criar uma única área de rascunho para todos os utilizadores do WikiEducator, o que se tornaria extremamente confuso!