Resumo e PMFs

From WikiEducator
Jump to: navigation, search






Icon summary.gif

Resumo

A edição básica de páginas Wiki obedece a um processo simples. Cada página existe em duas modalidades:

  1. Modalidade de publicação – a modalidade que vê quando está a visualisar uma página; ou
  2. Modalidade de edição – utilizada na edição de texto no Wiki.

É importante manter presente que, regra geral, Wikis dão preferência a conteúdo em vez de formatação. É bom registar rapidamente no Wiki as suas ideias e conteúdo, pois dessa forma contribui substancialmente para trabalho em colaboração: outros utilizadores podem melhorar o seu trabalho inicial, incentivando assim a comunidade a participar e envolver-se no desenvolvimento de conteúdo de qualidade.




Há-de constatar que algums utilizadores na comunidade Wiki demonstram uma maior competência em formatação do que outros, o que os leva a contribuir mais nessa área.

Esperamos que a sua primeira edição em Wiki tenha sido algum conteúdo na sua página de utilizador. É importante oferecer alguma informação sobre si na sua página de utilizador, pois contribui para o desenvolvimento de um certo sentido de coesão dentro da comunidade Wiki. É também importante que os utilizadores em geral fiquem com uma ideia sobre cada um dos indivíduos que formam esta comunidade e que desenvolvem os conteúdos de que todos podem disfrutar em WikiEducator.


Perguntas Mais Frequentes (PMFs)

  • Liste as suas questões aqui ....

Ainda não consigo inserir a hiperligação de retorno à página principal que aparece no topo da página. Parece aparecer como que por magia em algumas páginas, mas não consigo ver a formatação que cria a hiperligação. Compare isto com isto.

  • Decerto que em breve terei uma página excelente. Mas ainda tenho alguns problemas com a Math tab (LaTex). Existe algum mnual sobre este tópico?

Feedback

A hiperligação navegacional à página anterior é estabelecida a partir da página anterior, criando uma hiperligação assim: [[/page name]].

Se já criou a página e começou a editar conteúdo na página, pode usar o separador para mover páginas para criar uma hiperligação à página parental clicando no separador para mover páginas e inserindo os detalhes para a hiperligação, por ex. parentpagename/newpagelink no campo para o novo título.

Veja o tutorial 10 http://www.wikieducator.org/Tutorials_in_Portuguese/Acerca_de_Estrutura/Subpaginas