Edição Básica de Texto

From WikiEducator
Jump to: navigation, search





Icon multimedia.gif

Media

Brent Simpson

Clique na hiperligação abaixo para começar o download do ficheiro audio. Não se recomenda para ligações por telefone!




Edição Básica de Texto



Icon objectives.jpg

Objectivos

Ao completar esta lição será capaz de:

  • Identificar a diferença entre modalidade de publicação e modalidade de edição em WikiEducator;
  • Fazer a primeira edição na sua página de utilizador em WikiEducator.


O Wiki foi concebido para tornar a edição de texto o mais simples possível.

Ambientes Wiki foram concebidos para facilitar a edição de conteúdos. De facto, foram concebidos para tornar a edição de conteúdos o mais simples possível. Com excepção de algumas páginas trancadas, todas as páginas existentes num ambiente Wiki podem ser editadas.

Icon present.gif
Dica: Lembre-se que não pode editar nenhuma página em WikiEducator sem ter uma conta de utilizador válida. Em alguns ambientes Wiki, como seja o caso da Wikipédia, pode editar páginas sem ter uma conta de utilizador válida; mas não pode criar páginas novas.


Como Ver a Diferença Entre Páginas Editáveis e Trancadas

Cada página que seja editável apresenta um separador no topo da página, ao longo da secção de conteúdo, com a palavra editar. Em páginas trancadas à edição, esse separador é substituído por um outro, com a frase ver código. Por agora, não se preocupe com este pormenor. Vai ver que muito em breve, navegará por páginas Wiki de olhos fechados!


Onde se Encontram as Hiperligações de Edição

A principal hiperligação para edição encontra-se no topo da página, ao longo da secção de apresentação de conteúdo, e toma a forma de um separador com a palavra editar. Permite-lhe editar todo o conteúdo existente nessa página. Em páginas que tenham subtítulos, também pode encontrar uma hiperligação para editar (palavra [editar] em azul) alinhada à direita de cada subtítulo, que lhe permitirá editar só essa secção dentro da página. As hiperligações de edição permitem-lhe editar tanto uma página inteira de uma só vez, ou secção a secção, dentro de uma mesma página.



Icon qmark.gif

Auto-Avaliação

Qual é a forma mais eficiente de editar mais do que uma secção numa página Wiki?

Feedback.png





Icon qmark.gif

Auto-Avaliação

Esta página tem três hiperligações de edição. Consegue encontrá-las?

Feedback.png



Edição é uma característica única de ambientes Wiki, os quais permitem editar conteúdos a partir da página web. A seguir, vamos ver os passos básicos que lhe permitirão começar a editar conteúdos em Wiki. Irá também fazer a sua primeira edição numa página especial, chamada página de utilizador.






Edição Básica