Portugues facil de aprender

From WikiEducator
Jump to: navigation, search


Icon objectives.jpg
Objectives

O aluno deve ser capaz de:

Escrever a letra  A
Escrever a letra  B



pagina em construcao a informacao qui apresentada precisa de harmonizacao
VAMOA A NOSSA AULA


Para a criança em fase de alfabetização, não é tão simples entender como as letras se ligam para formar as palavras. Onde é feita a emenda entre as letras? As autoras de Construindo a Escrita apresentam uma proposta em que essa dificuldade tão comum é solucionada, o que torna o treino de caligrafia muito mais produtivo. E a criança ainda conhece um pouco da história da escrita, vê o uso real de letras maiúsculas e minúsculas, de imprensa e cursivas.
Este livro reúne alguns artigos voltados para questões básicas relacionadas com os sistemas de escrita no processo de alfabetização. Apresenta uma breve história das letras, dos números e dos sinais de pontuação. Mostra quando um desenho se torna uma forma de escrita, deixando de representar o mundo, para representar palavras da linguagem oral. Os fundamentos dos sistemas de escrita ideográfico e fonográfico são apresentados e ilustrados. Embora o alfabeto seja o sistema de escrita que mais usamos, no nosso mundo de escrita, utilizamos também muitas formas de escrita ideográfica, como os números, os sinais de trânsito, os ícones comunicativos, etc. A complexidade do mundo da escrita é, ainda, explicada pelo uso de inúmeros estilos de letras, o que torna a categorização gráfica dos caracteres muito complicada para o aprendiz, na alfabetização.
Destina-se a professores alfabetizadores, a alunos de escolas de formação, a alunos de cursos de Letras e de Pedagogia, e a todos os interessados nos estudos dos Sistemas de escrita.
SUMÁRIO
Quando desenho é escrita?

Escrita ideográfica & escrita fonográfica O que é uma letra? Reflexões a respeito de aspectos gráficos e funcionais A categorização gráfica na história do alfabeto Aquisição da escrita: Questões de categorização gráfica A ortografia na escola e na vida Sob o signo da ortografia Decifração da escrita: Um pré-requisito ou uma primeira leitura? “Erros” de ortografia na alfabetização O que é preciso saber para ler Breve história das letras e dos números Os estilos de letras Breve história dos sinais de pontuação A escrita no século XXI ou, talvez, além disso A mediação do professor na alfabetização

Alfabeto é uma palavra de origem grega (alphabetos), através do latim (alphabetum), constituída pelas duas primeiras letras do alfabeto grego (alfa e beta, correspondentes às nossas letras A e B, respectivamente), e significa um conjunto de letras usadas para escrever.

Apesar de ter se tornado comum o termo alfabeto por alfa e beta, o idioma hebraico séculos antes já trazia Alef e Bet, suas duas primeiras letras.

O alfabeto tem uma ordem que se emprega por exemplo, para a ordenação em dicionários e enciclopédias em papel, ou em listas de coisas.

O alfabeto em uso na língua portuguesa é o alfabeto latino, do qual se usam 26 letras:


A – B – C – D – E – F – G - H – I - J – K - L - M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V - W – X - Y - Z

As letras k, y e w, são oficias.




Icon activity.jpg
Activity
assinale com um X todas as afirmacoes correctas em relacao aos verbos.
  • escreve a letra A
  • escreve a letra B
  • escreve a letra a ao lado da B




veja as letras escritas

escrevendo a letra A
escrevendo a letra B
escrevendo as letras a b AB

Tessera Celtiberian (unknown).jpg