User:Atalvina/My sandbox

From WikiEducator
Jump to: navigation, search

Tutoria online

INTRODUÇÃO

O ensino a distância (EAD) é um processo de ensino e aprendizagem caracterizado pela separação física entre o professor e o estudante. Esta separação pode ser em termos de espaço e tempo isto é, o professor encontra-se fisicamente distante do estudante sendo substituída a sua presença por materiais de estudo especificamente concebidos.

Esta modalidade de ensino oferece ao estudante a possibilidade e a liberdade de estudar em qualquer lugar, quando lhe convém e ao seu próprio rítmo. O mais importante é que esta liberdade seja organizada e disciplinada de modo a garantir que a aprendizagem ocorra e se obtenha bons resultados. A separação física entre os estudantes e os professores em EAD pode ser compensada pela comunicação. Esta comunicação entre os professores e/ou entre colegas de um curso é feita através de meios propostos pela instituição que oferece o curso.




Icon objectives.jpg
Objectives
No final desta sessão, os tutores devem ser capazes de:
  • Explicar o que é uma tutoria online
  • Identificar as tarefas de um tutor
  • Usar as ferramentas de tutoria online



Tutoria A tutoría é meio utilizado pelos docentes para ajudar e reforçar o processo de autoaprendizagem do estudante e garantir que cada participante se mantenha motivado ao longo do curso. A tutoria pode ser entendida também como uma oportunidade para a atenção individualizada que permite ter em conta as características e necessidades pessoais do estudante e do grupo. O contato com o estudante começa logo quando inicia o curso, pelo conhecimento da estrutura do curso, e é preciso que seja realizado com frequência, de forma rápida e eficaz. A eficiência de suas orientações pode resolver o problema de evasão no decorrer do processo.




Icon summary.gif

Summary

O Chat

É uma ferramenta de comunicação que permite uma conversação em tempo real com pessoas que se encontram em locais diferentes. O docente pode apresentar temas para serem discutidos pelos estudantes. Ex: Guias de estudo.

  • O docente irá marcar uma data e hora para discutirem um determinado tema.
  • cada estudante naquela data e hora devem estar sincronizados para dar a sua contribuição

Vantagens

  • Fácil de usar;
  • Permite receber feedback imediato;

Quando há trabalhos de grupos, os estudantes podem ter sessões de chat sobre como devem ser distribuídas as tarefas pelos membros do grupo, partilhar informações, dificuldades e outros assuntos relacionados com trabalho de grupo



Icon activity.jpg
Activity
  1. Entre na plataforma, na parte cimeira encontrará uma barra de ferramentas.
  • Identifique o botão do correio interno e escreva uma mensagem sobre as ferramentas de tutoria online






Icon qmark.gif

Self Assessment

  1. Quais são as principais ferramentas de tutoria online
  2. Indique as vantagens de cada ferramenta
  3. Indique as principais tarefas do tutor