Templates Pedagógicas

From WikiEducator
Jump to: navigation, search





Icon multimedia.gif

Media

Sobre templates pedagógicas
Me4.jpg

Helena Mill é membro da equipa eXe na Nova Zelândia - um software de autoria aberto / livre que utiliza devices instrucionais (iDevices).

Clique na hiperligação abaixo para começar o download do ficheiro audio. Não se recomenda para ligações por telefone!





Icon objectives.jpg

Objectivos

Ao completar esta lição será capaz de:

  • Explicar a utilização de iDevices como sub-elementos de um recurso educacional;
  • Rever e editar a sintaxe da template;
  • Dar exemplos de templates pedagógicas com algumas dicas correspondentes.



Para aprender mais sobre eXe, visite: http://exelearning.org


Agora vamos praticar a inclusão de templates pedagógicas ou iDevices em conteúdos em WikiEducator.

A ideia de isolar elementos instrucionais (ou iDevices) de conteúdos de aprendizagem era um aspecto primário do projecto eXe. Este projecto foi desenvolvido no âmbito de iDevices, que incluem um leque de formulários pedagógicos, por exemplo: objectivos, estudos de caso, actividades de leitura, etc., que constituem essencialmente o equivalente à fala do professor em conteúdos concebidos para aprendizagem online. A noção de iDevices deriva da prática e experiência na concepção de textos instrucionais para educação à distância, incluindo modificações que incorporem tecnologias digitais contemporâneas. iDevices são elementos estruturais que descrevem conteúdos de aprendizagem e distinguem conteúdos instrucionais de outras formas de conteúdos, como sejam livros ou artigos académicos.

WikiEducator inclui um leque de templates iDevice que você pode usar no seu conteúdo. Se tem vindo a seguir estes tutoriais online, já deve ter reparado na utilização de algumas destas templates.

Nas secções que se seguem vai aprender a sintaxe básica necessária para incluir estas templates pedagógicas no seu conteúdo. Vai também ver alguns exemplos de templates iDevice disponíveis para você utilizar à medida que desenvolve os seus conteúdos em WikiEducator.