Dif e História

From WikiEducator
Jump to: navigation, search




História

Todas as páginas editáveis em WikiEducator têm um historial, que mostra todas as edições feitas numa determinada página em ordem cronológica inversa. Pode aceder a esta informação clicando no separador história situado no topo de cada página Wiki. Ver o historial de uma página é quase como se estivesse a ver as modificações mais recentes, mas neste caso, só vê modificações relativas à página que está a ver.


Dif

A página da história. Os botões redondos designam qual das versões será comparada quando se selecciona Compare as versões seleccionadas.

A página do historial também permite comparar modificações entre edições de uma mesma página. A dif é a diferença entre duas versões. Pode ser consultada clicando no separador História, no topo de cada página. Para cada versão ou edição feita numa página, existem potencialmente dois botões redondos: os botões na coluna da esquerda usam-se para escolher a versão mais antiga e os da coluna da direita usam-se para escolher a versão mais recente, como pode ver no exemplo que lhe damos. Clicando no botão Compare as versões seleccionadas obtém-se a diferença entre as duas versões.




Icon activity.jpg

Actividade

Consulte o historial de uma página, clicando no separador História, no topo da página. Seleccione as versões que pretende comparar, clicando no botão redondo ao lado de cada uma e clique no botão Compare as versões seleccionadas.

Se não está a "ver" bem como isto funciona, pode dar uma vista de olhos ao vídeo Show me how. Este vídeo só está disponível em Inglês e não se recomenda se não tiver acesso a banda larga.




Ao completar a actividade certifique-se de que vai dar a um écran parecido o exemplo que lhe damos a seguir, que mostra a página dif depois de ter clicado no botão Compare as versões seleccionadas:

A página "dif" depois de clicar no botão Compare as versões seleccionadas

A parte à direita apresenta a versão mais recente da página, enquanto que a parte à esquerda apresenta modificações prévias. No caso desta dif específica, pode-se ver que o utilizador Mackiwg modificou a linha 50, de 46 semanas para 50 semanas e também adicionou uma nota ácerca da estimativa em relação à duração do projecto.

Ver a dif entre duas ou mais versões de uma página, é a melhor maneira de obter uma visão detalhada de todas as modificações feitas nessa página.