Funcionalidade Útil

From WikiEducator
Jump to: navigation, search




A Minha Lista de Vigiados ou Watchlist

A página Mudanças recentes oferece a todos os utilizadores uma visão geral do que se está a passar em todo o ambiente Wiki. No entanto, se existir muita actividade, pode-se tornar muito difícil monitorar as páginas em que poderá estar interessado.

Utilizadores que estejam logged in podem convenientemente verificar páginas clicando no separador vigia no topo da página. Clicando nesta hiperligação adiciona a página que estiver a ver à sua lista de verificação. A hiperligação vigia mudará para desinteressar-se quando estiver a ver qualquer uma das páginas da sua lista de vigiados. Pode remover uma página da sua lista clicando nesta hiperligação.

A hiperligação artigos vigiados que aparece no topo da página a seguir ao seu nome de utilizador, funciona como uma página pessoal de Mudanças recentes para todas as páginas que fazem parte da sua lista. Ao clicar na hiperligação artigos vigiados tem acesso a uma lista de todas as páginas que está a monitorar, em ordem cronológica, de acordo com a hora da última edição feita à página. Quaisquer modificações a páginas que façam parte da sua lista de vigiados, incluindo as páginas de conversação associadas com elas, serão incluídas na sua lista de artigos vigiados. A página modificada também aparecerá em negrito na lista de modificações recentes para ser mais fácil de distinguir.

Cada linha na página da lista de vigiados mostra pormenores ácerca da última edição feita a páginas vigiadas: o dia em que foi editada, se foi uma edição mais ou menos significativa, a hora, uma hiperligação à página, a diferença entre a versão actual e a última versão, o historial, o nome de utilizador e o sumário de edição.

Se estiver a editar uma página, pode também adicionar essa página à sua lista de vigiados clicando na caixinha Observar esta página no fundo da página.

Icon present.gif
Dica: Pode também mudar as suas preferências para Adicionar páginas editadas por mim à minha lista de vigiados. Neste caso, a caixinha Observar esta página na página de edição será automaticamente seleccionada. Se não apagar a selecção antes de gravar, a página será automaticamente adicionada à sua lista de vigiados assim que gravar o seu trabalho.



Notificação por e-mail

Se estiver logged in pode modificar algumas preferências na forma como utiliza o ambiente Wiki. Uma das preferências que pode modificar a partir da página minhas preferências é a notificação por e-mail sempre que uma página que você estiver a monitorar for modificada. Esta opção pode ser muito útil para monitorar todas as modificações a páginas ou projectos em que você esteja pessoalmente interessado.


Contribuições

A página minhas contribuições é uma página especial que monitora as páginas em que você trabalhou. Verificar as suas contribuições é uma forma fácil de se recordar das páginas em que tenha trabalhado (e também de as aceder), e pode também servir para ver se houve edições subsequentes. Isto torna possível seguir páginas que não estejam na sua lista de verificação. As páginas de contribuição de outros utilizadores também podem ser acedidas e são úteis para ver como eles contribuem. Para ver as contribuições de outros utilizadores, vá à página desse utilizador e clique em Contribuições do utilizador, na caixa de ferramentas à esquerda.

Demonstração Prática

Para ver o vídeo que se segue, clique na seta no canto inferior direito do écran capturado. Não se recomenda se estiver a utilizar uma ligação por telefone!
<flash>file=Add_watchlist.swf|width=800|height=600|quality=best</flash>