Resumo e PMFs

From WikiEducator
Jump to: navigation, search






Icon summary.gif

Resumo

É importante reflectir sobre a estrutura do seu conteúdo antes de embacar no processo de autoria em Wiki. Muitas vezes pode ser suficiente hiperligar de uma página a outra para pequenas quantidades de conteúdo. No entanto, para grandes porções de conteúdo recomenda-se criar uma estrutura hierárquica e usar a funcionalidade de sub-páginas, conforme aprendeu neste tutorial. A utilização de templates de navegação também pode assistir utilizadores a situarem-se em relação ao conteúdo global. À medida que o WikiEducator se vai desenvolvendo, também se recomenda a utilização de categorias para conteúdos específicos, de forma a faciliatar a consulta de tipos diferentes de conteúdos à medida que se encontram disponíveis.




Perguntas Mais Frequentes (PMF)

Esta questão relaciona-se com um problema prático específico, mas abrange também os aspectos mais gerais de desenvolvimento hierárquico ou plano.

  • De forma a praticar as técnicas introduzidas nesta unidade, tentei criar uma hiperligação de Categoria no final da primeira página da unidade 1 de Costs & Financing in Open Schooling Materials. No directório da página nova desta categoria, apareceu automaticamente o título da sub-página onde eu estava quando criei a hiperligação. No entanto, se todas as páginas CFOS aparecem no directório, pode tornar difícil a navegação. Poderá ser melhor mostrar somente os títulos de cada unidade ou do recurso em geral. Como posso fazer isto? (Submetido por ED)
  • Uma característica útil destes tutoriais 'são os ícones de 'página seguinte' e 'página anterior no final de cada página. Utilisei o modo de edição para ver a sintaxe utilizada, que me parece bastante complicada. Quando tentei copiar a sintaxe para outra página não consegui descobrir como alterar as hiperligações de forma a que funcionem. Existe algures uma explicação para esta funcionalidade? (Submetido por ED)
  • Existe alguma forma mais intuitiva para adicionar conteúdo, (ex: um interface gráfico)?


Desenvolveremos uma resposta mais adequada a estas questões dentro de algum tempo. No entanto, aqui ficam umas respostas rápidas:

  • Sim, existem Wikis que usam um interface gráfico, mas se implementarmos essa funcionalidade não podemos voltar atrás e removemos todas as possibilidades de subscrever a melhorias no software Mediawiki. Tenho ouvido dizer que se tem progredido bastante na integração de um mecanismo de edição de texto mais rico e espero bem poder integrar esta funcionalidade no futuro. Sugestão: mova esta questão para primeira edição. Se possível, pense em ter uma página longa de perguntas mais frequentes para além das perguntas mais frequentes dentro do contexto. -- Mackiwg 02:18, 15 February 2007 (CET)


  • Quando adiciono uma pergunta a PMF, pode-se seguir uma trilha que me idenifique?

Sim. Se se dirigir ao separador história desta página, pode ver as modificações que fez a esta página. Se clicar em qualquer nome nessa página, será dirigido à página de utilizador dessa pessoa. Em Wikis que não necessitem um login, (como seja o caso da Wikipédia) só pode seguir a trilha até à morada IP onde foi feita a edição.

  • Posso hiperligar a uma página com conteúdo já existente ou a hiperligação tem de ser feita antes da página de conteúdo ser criada?
  • Acabei de tentar criar sub-páginas na comunidade Wiki UNESCO OER. Queria sub-páginas para apendices de Way Forward. Segui as instruções dadas no tutorial, mas em vez de obter uma página para cada apendice dependente da página principal Way Forward, acabei tendo uma página para cada apendice com uma barra em frente – ex. Uma página nova chamada "/Appendix 1", sem ser hiperligada à página Way Forward. Alguma ideia de como isto pode ter acontecido? -- Csavage 10:02, 6 March 2008 (UTC)

Tudo bem. Acabei por resolver o meu problema – tive de activar sub-páginas no ficheiro de configuração local. -- Csavage 14:15, 6 March 2008 (UTC)