Resumo e PMFs

From WikiEducator
Jump to: navigation, search





Icon summary.gif

Resumo

A maneira mais fácil de criar uma página nova no Wiki é criar uma hiperligação interna que aponte para a página que pretende criar. Ao seguir uma hiperligação em vermelho para uma página que não existe terá a opção de começar a adicionar conteúdo a essa página, criando-a.

Icon present.gif
Tip: Se pretende criar uma página nova mas não tem a certeza exactamente onde a quer posicionar dentro da esquemática geral do seu conteúdo, use a sua página de utilizador ou a sua área de rascunho como uma forma de “reserva de espaço” para uma hiperligação a conteúdo novo; mais tarde pode adicionar esta hiperligação ao seu projecto de forma a apontar para esta página. Recorde-se que se não houver nenhuma hiperligação duma página existente para uma página nova, poderá ter dificuldade em encontrar de novo a sua página nova.


Existem duas categorias de hiperligações, e cada uma oferece um leque de opções para apresentar o texto da hiperligação ao leitor:

  1. Hiperligações internas usam sempre dois parentesis rectos ([[...]])
    • O software Wiki procurará a página na base de dados e se existir em WikiEducator, a hiperligação aparecerá automaticamente em azul na modalidade de publicação;
    • Se a hiperligação for para uma página nova, aparecerá em vermelho na modalidade de publicação, alertando utilizadores de que o conteúdo ainda tem de ser criado no Wiki;
    • Quando pretende apresentar um texto diferente do nome da página web na sua hiperligação (à qual chamamos hiperligação de barra), deve utilizar o separador "|" (SHIFT + BACKSLASH em teclados ingleses), por exemplo: [[Nome_da_página_em_WikiEducator|Texto que pretende apresentar ao utilizador]].
  2. Hiperligações externas usam sempre um só parentesis recto([...]), o que as distingue das hiperligações internas.
    • Se pretende que a hiperligação externa apareça como uma citação numerada, escreva o nome do localizador web da página externa da seguinte maneira:
[http://col.org]
o que mostrará a hiperligação à página raíz da Commonwealth of Learning desta forma: [1].
  • Se pretende apresentar um texto diferente em vez de uma citação numerada (hiperligação de barra), utilize um espaco em branco em vez do separador de barra "|", por exemplo:
[http://col.org Commonwealth of Learning]
que aparecerá assim:
Commonwealth of Learning



Perguntas Mais Frequentes (PMFs)

  • Como posso encontrar a página que criei?

Ambientes Wiki utilizam uma estrutura plana, e podem incluir milhares de páginas. WikiEducator tem, presentemente, 157,391 páginas, e certamente você não seria a primeira pessoa a perder uma página! Deverá conseguir encontrar a sua página através de alguma investigação.

  1. Uma vez feito o log in, dirija-se à hiperligação minhas contribuições localizada acima da área de conteúdo do écran, à direita do seu nome de utilizador. Aqui encontrará uma lista de todas as edições que você tem feito. Procurando nesta lista de contribuições certamente o ajudará a encontrar a página que procura. Se contribuíu milhares de edições, esta procura pode demorar algum tempo.
  2. Se se recorda do nome da sua página, tente usar a funcionalidade de pesquisa no lado esquerdo do écran.
  3. Através da hiperligação Páginas especiais na barra de ferramentas à esquerda, clique na hiperligação Todas as páginas na secção Listas de páginas. Aqui encontra uma funcionalidade de pesquisa limitada. Tente lembrar-se da primeira letra do nome da sua página para ajudar a encontrá-la.


Diz-se que a “prevenir é melhor que remediar”, por isso existe um número de coisas que pode fazer para minimizar o risco de não conseguir encontrar as suas criações em WikiEducator.

  1. Enquanto estiver a trabalhar em rascunhos, antes de ter a certeza de onde irá fazer as suas hiperligações, crie uma hiperligação a partir da sua página de utilizador. Desta forma pode voltar à sua própria página para encontrar a hiperligação. Uma vez criada a página, é fácil inserir a hiperligação de outra página, que será o seu destino final. Pode fazê-lo usando a seguinte sintaxe: [[Nome_da_sua_página]].
  2. Quando cria uma página nova, antes de gravar a página, assinale com um visto a caixinha Observar esta página, que permite incluir essa página na sua lista de artigos vigiados. Ao fazer isto, adiciona a sua página automaticamnete à lista, que pode aceder depois de fazer o log in clicando na hiperligação artigos vigiados acima da área de conteúdo do écran, à direita do seu nome de utilizador.
  3. Também pode estabelecer as suas preferências de forma a automaticamente adicionar cada página que você cria à sua lista de alerta. Para o fazer, depois de fazer o log in, clique na hiperligação minhas preferências acima da área de conteúdo do écran, à direita do seu nome de utilizador e seleccione o separador Lista de páginas vigiadas. Assinale a caixa Adicionar páginas criadas por mim à minha lista de vigiados.


  • Criei uma página nova a partir de outra página – e trabalhei nesta página nova. Como retorno à minha primeira página?
  1. A maneira mais fácil de retomar uma página é ir à sua caixa de ferramentas à esquerda da área de conteúdo e clicar na hiperligação Páginas afluentes para obter uma lista de todas as páginas que estão hiperligadas à página em que você se encontra.
  2. Há outras técnicas mais sofisticadas que pode usar, se utilizar a sua própria navegação à respectiva página, por exemplo:
    • Inserindo uma hiperligação interna apontando à página de origem.
    • Inserindo uma template de navegação, que irá aprender mais tarde. Recomendamos que só tente esta funcionalidade depois de ganhar confiança nas suas competências com hiperligações internas e externas.
    • Usando o slash argument quando criar páginas subordinadas, que também vamos ver mais adiante, em tutoriais mais avançados.


  • As hiperligações internas seguem a estrutura típica de directórios? Por outras palavras, só é possível ligar internamente a página2 a partir da página1, se a página2 tiver sido criada a partir da página1? Se não, só é possível existir uma página chamada página2 em WikiEducator?

Não - pode ligar à página2 a partir de qualquer página no Wiki, usando a sintaxe: [[página2]] neste caso. Sim, é possível existir uma página2 independentemente dentro do WikiEducator - apesar de não se recomendar para utilizadores inexperientes, pode-se criar uma página nova inserindo simplesmente o nome da nova página a seguir ao localizador web principal do WikiEducator, por exemplo: http://www.wikieducator.org/nova_página2 e pressionando a tecla 'Enter. Não se recomenda este processo para utilizadores inexperientes porque a nova página não fica ligada a nenhuma outra página no Wikie pode, por isso, ser difícil de encontrar!

O Wiki não tem uma estrutura hierárquica inerente. Um Wiki é uma colecção de páginas que podem ser inter-ligadas através de uma hiperligação interna. Por isso, se inserir uma hiperligação interna à página2 a partir da página1, o Wiki não assume nenhuma hierarquia (por exemplo, que a página2 seja uma sub-página da página anterior). Se pretende criar uma página nova que seja uma sub-página, consulte o tutorial sobre sub-páginas.


  • Vou repetir uma pergunta que foi colocada acima pois a explicação não me parece muito clara:
  1. Duas páginas podem ter o mesmo nome?
  2. Como é que o Wiki diferencia entre uma página chamada "Introdução" para várias páginas diferentes com o mesmo nome? é difícil compreender como páginas podem ser interligadas mais tarde.

Não, duas páginas diferentes não podem ter o mesmo nome. No entanto, os nomes das páginas são sensíveis à untilização de letra maiúscula e minúscula, por isso "Introdução" e "introdução" são duas páginas diferentes.