O que fazemos

From WikiEducator
Jump to: navigation, search

CENTRO DE ENSINO À DISTÂNCIA

Logocenduem.jpg

ENSINO À DISTÂNCIA LANÇADO NA UEM

Foi feito dia 26 de Julho último o lançamento solene do ensino à distância na Universidade Eduardo Mondlane, que passa doravante a complementar o modelo presencial. O acto teve lugar no Centro Cultural Universitário, em Maputo, em simultâeo com pólos estabelecidos na Beira, Chimoio e Nampula.

Prof. Filipe Couto, Reitor da UEM, na cerimómia do lançamento do Ensino a Distância na UEM

O evento, que contou com uma aula inaugural dada pelo Magnifico Reitor Prof. Doutor Filipe Couto, à qual se seguiu a brilhante oração de sapiência pelo Reitor da Universidade da África do Sul, UNISA, Prof. Doutor Barney Pityana, sublinha os esforços que a UEM tem feito nos últimos anos no sentindo de levar a universidade a todo o país. Refira-se que o histórico acontecimento regista-se duas semanas após o início das aulas curriculares do curso de Bacharelato em Gestão de Negócios, abreviadamente BGN.

Oração de Sapiência pelo Prof. Barney Pityana, Reitor da UNISA

O BACHARELATO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

Trata-se de um curso à distância com 3 anos de duração. A opção pelo bacharelato é feita à luz da integração regional e do Protocolo de Bolonha, que perspectivam um ciclo universitário composto justamente pelo bacharelato, mestrado e doutoramento. Este curso, baseado numa plataforma de e-learning, é actualmente frequentado por 77 estudantes vivendo em diversos pontos do país, incluindo locais aparentemente “inimagináveís” como Matutuíne, Gorongosa e Moma.

Distribuição geográfica dos estudades do BGN

No primeiro semestre, correm em dois blocos os módulos de Introdução à Gestão, Matemática para Gestão, Inglês Profissional e Fundamentos de Economia. Completam o total dos 24 módulos do curso os seguintes: Elementos Fundamentais de Contabilidade, Economia Empresarial, Cálculo Financeiro, Estatística Aplicada, Direito Empresarial, Metodologia de Investigação, Fiscalidade, Contabilidade Financeira, Gestão Financeira, Auditoria, Contabilidade de Gestão, Investigação Operacional, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Produção, Gestão de Sistemas de Informação, Projectos de Investimento, Empreendedorismo, Marketing, Técnicas de Negociação e Introdução à Estratégia Empresarial.

Convidados presentes na cerimómia do lançamento do Ensino a Distância na UEM

A oferta do curso se processa em dois níveis: o da disponibilização do material de estudo e o da interacção entre tutores e estudantes e entre estudantes. Os meios de disponibilização dos materiais de estudo são essencialmente a plataforma e os CD-Roms. A interactividade é garantida através da plataforma, do skype, de sessões de televisão e de grupos colaborativos presenciais. Uma primeira avaliação mostra que é possível conduzir a tutoria com base na plataforma. Um trabalho conjunto de docentes da Faculdade de Economia e do Centro de Ensino à Distância tem permitido o acompanhamento aos estudantes. Tratando-se dum processo novo, o nível de participação dos discentes nos fóruns de interacção com os tutores, embora encorajador, precisa de ser continuamente estimulado.

Convidados presentes na cerimómia do lançamento do Ensino a Distância na UEM

O AUMENTO DE INGRESSOS

A UEM tem a consciência de que o número inicial de 77 estudantes admitidos ao BGN está ainda longe das necessidades. O mesmo corresponde a uma fase de estabelecimento do ensino à distância, um programa a ser expandido com o tempo tanto no número de ingressos como no dos cursos oferecidos. Assim, para o primeiro semestre de 2009, prevê-se 200 novos ingressos; e mais outros 300, no segundo semestre. Um crescimento ao mesmo ritmo poderá ocorrer nos anos subsequentes. O referido crescimento, é desejável mesmo do ponto de de vista de sustentabilidade do sistema, sendo contudo necessário optimizar respostas para variáveis influentes na capacidade de tutoria, tal é o caso da forma de realização do exame.