Avaliação autentica

From WikiEducator
Jump to: navigation, search

Um sistema de educação que visa igualdade e excelência deveria desenvolver Múltiplas inteligências nos alunos, dar oportunidade aos professores para serem óptimos profissionais ( formação ao longo da vida, autonomia e liberdade), deveria pensar as Escolas como centros de excelência e a educação como Redes de trabalho colaborativas ( Networking). Deveria apostar na Aprendizagem individualizada e na avaliação autêntica.

Aprendizagem individualizada

Portugal3.jpg
Cada criança é importante. O ensino de massas não trouxe qualidade nem felicidade. O ensino através da aprendizagem individualizada pode ajudar o desenvolvimento sustentável das sociedades e trazer realização pessoal para o individuo. Esta abordagem requer uma mudança radical nos sistemas educativos, nas instituições que formam os educadores/professores e nas mentalidades dos educadores e professores.



Icon objectives.jpg

Objectivos

.

  1. Criar um ambiente educativo baseado em propósitos morais, excelência e igualdade de oportunidades.
  2. Desenvolver Estratégias educacionais que proporcionam a melhoria das escolas dentro dos contextos da aula, da escola e do sistema.
  3. Utilizar Uma abordagem ao ensino e à aprendizagem que para o aluno inclui o desenvolvimento dos seus potenciais e capacidades ( particularmente NTI) e que para o professor proporciona o desenvolvimento pleno de estratégias pedagógicas pessoais e em grupo.
  4. Entender os aprendentes como seres sociais com necessidades individuais, sociais, culturais e de consumo que se estendem para além das aulas, dentro da família e da comunidade.
  5. Desenhar currículos e estratégias de ensino que incluem as necessidades de cada aluno.
  6. Abordar o ensino e a aprendizagem do ponto de vista das potencialidades e capacidades de aprendizagem individuais.
  7. Uma oferta de aprendizagem que ultrapassa os contextos escolares, indo de encontro às comunidades e para além disso.
  8. Cada criança é importante.
  9. todas as disciplinas são importantes como um todo
  10. as artes têm um papel essencial a desenvolver no currículo


Com a aprendizagem individualizada os alunos sabem que estão a aprender e ter satisfação com isso , Têm responsabilidades, voz activa na sua educação, aprendizagem e compreendem o que estão a aprender . Podem escolher o que e como aprender com conteúdos relacionados com os seus interesses e aspirações . Têm aulas interessantes, variadas e activas. Têm uma relação aberta com o professor, não são deixados para trás e fazem parte de um grupo social que os apoia.

Com a aprendizagem individualizada os professores/educadores pretendem ter oportunidades para construir relações construtivas com os alunos; liberdade para ensinarem sem serem constrangidos. Querem ir ao encontro das diferentes necessidades das crianças em cada turma para terem alunos motivados que procuram aprendizagens também fora das aulas e conseguir que todos os alunos dêem o máximo das suas capacidades . Mas para isso precisam de dar aulas a grupos pequenos ( entre 15 a 20 alunos por exemplo) e precisam de ter tempo para avaliar adequadamente os alunos e dar-lhes feedback contínuo.




Icon objectives.jpg

Objectivos

  1. Avaliação para a aprendizagem
  2. Ensino e aprendizagem das NTI
  3. Oportunidades de escolha de currículos
  4. Organizar o lugar educativo em função da aprendizagem individualizada
  5. Interacção com a comunidade e para além dela



Avaliação para a Aprendizagem

Portugal4.jpg

Segundo David Hopkins (2003) Avaliar para aprender é uma forma de avaliação cuja primeira prioridade é a promoção da aprendizagem, difere de outro tipo de avaliações desenhadas para fins de certificação e de 'ranking'. A avaliação formativa pode ajudar a aprendizagem sendo útil para elaborar comentários sobre a aprendizagem e as estratégias pedagógicas utilizadas e de tal modo ajudar professores e alunos a melhorarem actividades e a adaptarem as estratégias de ensino às diferentes necessidades da turma e de cada aluno.

( 1: David Hopkins (2003) Comunicação apresentada no GTC Seminar, 20 de Novembro de 2003. Department for education and skills: Raising Standards)