Avaliação autentica
Um sistema de educação que visa igualdade e excelência deveria desenvolver Múltiplas inteligências nos alunos, dar oportunidade aos professores para serem óptimos profissionais ( formação ao longo da vida, autonomia e liberdade), deveria pensar as Escolas como centros de excelência e a educação como Redes de trabalho colaborativas ( Networking). Deveria apostar na Aprendizagem individualizada e na avaliação autêntica.
Aprendizagem individualizada
Cada criança é importante. O ensino de massas não trouxe qualidade nem felicidade. O ensino através da aprendizagem individualizada pode ajudar o desenvolvimento sustentável das sociedades e trazer realização pessoal para o individuo. Esta abordagem requer uma mudança radical nos sistemas educativos, nas instituições que formam os educadores/professores e nas mentalidades dos educadores e professores.
.
|
Com a aprendizagem individualizada os alunos sabem que estão a aprender e ter satisfação com isso , Têm responsabilidades, voz activa na sua educação, aprendizagem e compreendem o que estão a aprender . Podem escolher o que e como aprender com conteúdos relacionados com os seus interesses e aspirações . Têm aulas interessantes, variadas e activas. Têm uma relação aberta com o professor, não são deixados para trás e fazem parte de um grupo social que os apoia.
Com a aprendizagem individualizada os professores/educadores pretendem ter oportunidades para construir relações construtivas com os alunos; liberdade para ensinarem sem serem constrangidos. Querem ir ao encontro das diferentes necessidades das crianças em cada turma para terem alunos motivados que procuram aprendizagens também fora das aulas e conseguir que todos os alunos dêem o máximo das suas capacidades . Mas para isso precisam de dar aulas a grupos pequenos ( entre 15 a 20 alunos por exemplo) e precisam de ter tempo para avaliar adequadamente os alunos e dar-lhes feedback contínuo.
|
Avaliação para a Aprendizagem
Segundo David Hopkins (2003) Avaliar para aprender é uma forma de avaliação cuja primeira prioridade é a promoção da aprendizagem, difere de outro tipo de avaliações desenhadas para fins de certificação e de 'ranking'. A avaliação formativa pode ajudar a aprendizagem sendo útil para elaborar comentários sobre a aprendizagem e as estratégias pedagógicas utilizadas e de tal modo ajudar professores e alunos a melhorarem actividades e a adaptarem as estratégias de ensino às diferentes necessidades da turma e de cada aluno.
( 1: David Hopkins (2003) Comunicação apresentada no GTC Seminar, 20 de Novembro de 2003. Department for education and skills: Raising Standards)