Conclusão

From WikiEducator
Jump to: navigation, search




Em Retrospecção

Wikis podem ser ferramentas poderosas para facilitar trabalho colaborativo e o desenvolvimento de comunidades online. A possibilidade de indíviduos geograficamente distantes poderem contribuir para o desenvolvimento de um documento ou projecto únicos, necessitando simplesmente de um navegador de Internet e uma ligação em rede, tem resultado em conteúdos excelentemente bem concebidos por equipas de colegas ao longos dos últimos anos. O exemplo mais notável é a Wikipédia, mas ainda estamos no princípio desta tecnologia e desenvolvimentos fantásticos ainda podem vir a fruir da adopção da tecnologia Wiki por comunidades e grupos interessados em criar recursos abertos. Esperamos que WikiEducator continue a desenvolver-se de forma a tornar-se num centro de excelência para o apoio ao desenvolvimento de recursos educacionais abertos (OERs - Open Educational Resources) e para o estabelecimento de comunidades de praticantes interessados.

"For the gains in autonomy, democracy, justice, and a critical culture to materialize, the practices of non-market information production, individually free creation, and cooperative peer production must become more than fringe practices. They must become part of life for substantial portions of the networked population." - Yochai Benkler, The Wealth of Networks.


Perguntas Mais Frequentes (PMFs)

  • Liste as suas questões aqui ....
  • Como se escreve wikieducator?

Na realidade, não existe uma forma correcta de escrever. Geralmente, dentro de um texto escrevemos WikiEducator, mas há-de reparar que existem várias maneiras de o escrever ao longo dos tutoriais. Não de esqueça que na barra de localização (URL), se escreve tudo com letra minúscula.


Hiperligações Externas e Recursos

As hiperligações seguintes são uma fonte de leituras adicionais. Serão especialmente úteis para facilitadores que pretendam adicionar alguns pontos interessantes à medida que seguem os tutoriais do WikiEducator.


Elos de ligação URL nesta secção

  1. http://www.wikimatrix.org/index.php
  2. http://www.educause.edu/LibraryDetailPage/666?ID=ELI7004
  3. http://c2.com/cgi/wiki
  4. http://c2.com/doc/etymology.html
  5. http://www.innovateonline.info/index.php?view=article&id=258
  6. http://www.futurelab.org.uk/download/pdfs/research/disc_papers/Wikis_in_Schools.pdf