User:Teresa eca/OER/Portfolios para aprender e avaliar

From WikiEducator
Jump to: navigation, search

introdução

TeresaS3.jpg

  • Um portfólio de processo documenta todas as fases do processo de aprendizagem e é particularmente útil para fornecer uma visão de conjunto sobre o processo de aprendizagem. Pode mostrar como o estudante integra determinados conhecimentos ou competências e progride para diferentes níveis de apropriação. Este tipo de portfólio inclui obrigatoriamente a reflexão que o aluno faz sobre o seu próprio processo de aprendizagem, pelo que pode inserir ‘diários de aprendizagem’ e outras formas de evidenciar processos metacognitivos.
TeresaS4.jpg
  • Um Portfólio é uma colecção de trabalhos seleccionados pelo aluno segundo um propósito ou tema. Exibe esforço, progresso e resultados em mais do que uma área; inclui reflexões críticas e justificação de tomada de decisões. O portfólio é realizado a partir de um tema ou tópico dado ou à escolha do aluno e mostra trabalhos onde o aluno explora o tópico; planifica; elabora; apresenta e avalia o seu projecto. Pode também incidir sobre o desenvolvimento de um projecto interdisciplinar ou sobre o trabalho do aluno durante o ano escolar .

.



Vantagens

  1. O Portfólio favorece a autonomia dos alunos; o inquérito crítico, a constante reflexão sobre progressos e dificuldades; favorece a integração da avaliação na aprendizagem , respeita as bases teóricas da educação; inclui um variado leque de conteúdos; tarefas motivadoras para os estudantes; e pela sua flexibilidade apresenta riscos reduzidos de discriminação de grupos ou minorias.
  2. Um Portfólio de processo documenta todas as fases do processo de aprendizagem e é particularmente útil para fornecer uma visão de conjunto sobre o processo de aprendizagem. Pode mostrar como o estudante integra determinados conhecimentos ou competências e progride para diferentes níveis de apropriação. Este tipo de portfólio inclui obrigatoriamente a reflexão que o aluno faz sobre o seu próprio processo de aprendizagem, pelo que pode inserir ‘diários de aprendizagem’ e outras formas de evidenciar processos metacognitivos.
TeresaS5.Jpg
  1. O portfólio facilita a fiabilidade de resultados porque um vasto leque de trabalhos revelando as mesmas qualidades ou qualidades semelhantes pode ser apreciado verificando assim por várias vezes a consistência da avaliação. As tarefas do portfólio são flexíveis e respeitam estilos de aprendizagem diferentes e diferentes motivações dos alunos. A fiabilidade do instrumento não depende da uniformidade das tarefas mas sim da interpretação consensual das qualidades a procurar nos trabalhos dos alunos. Alunos e professores deverão compreender claramente os critérios de avaliação para que os alunos possam inserir trabalhos que revelem o que se procura avaliar.



Icon activity.jpg

Actividade

A fase inicial do portfólio implica tomada de decisão da parte dos estudantes e dos professores. É necessário começar por colocar algumas questões essenciais logo no início do processo, de modo a que todos compreendam a finalidade do portfólio e o seu papel na monitorização e avaliação do seu próprio progresso. Algumas das questões-chave serão:
  • Como seleccionar tempos e materiais de modo a reflectir o que vou aprendendo?
  • Como organizar e apresentar os itens, materiais, etc., que recolhi? Que contentor vou usar
  • Como manter e arquivar o portfólio?




O portfolio é um instrumento essencial na Avaliação_autentica

desenvolver um portfólio



Icon objectives.jpg

Objectivos

  1. Aprender a desenvolver um portfólio.



TeresaS6.jpg

O processo envolve a recolha de produtos e artefactos que se consideram significativos e reflectem as experiências e objectivos dos alunos. Será necessário tornar clara a finalidade do portfolio e, em função disso, tomar algumas decisões quanto ao seu contexto e conteúdos. A recolha e selecção de artefactos e produtos deve basear-se numa variedade de factores que podem incluir:

  • Conteúdos específicos
  • Processo de aprendizagem
  • Projectos, temas ou unidades especiais

Todos os materiais seleccionados para o portfolio devem reflectir claramente os critérios identificados para a avaliação.

TeresaS7.jpg

Estudos preparatórios e de desenvolvimento Pesquisas feitas, Experimentação, Exploração de possibilidades ( com reflexão e avaliação sobre o processo) incluindo todos os tipos de registo das actividades realizadas: esboços, esquemas, anotações, fotos, recortes de jornais ou revistas, exercícios feitos nas variadas áreas de aprendizagem .Para certas actividades performativas ( dança, música, teatro por exemplo ) será necessário recorrer a registos vídeo ou áudio .

TeresaS8.jpg

Produtos finais Selecção dos trabalhos que o aluno pensa que melhor ilustram a sua aprendizagem durante o projecto/ano ( visuais, escritos, orais, performances). Podem ser exercícios realizados durante as actividades lectivas, textos, desenhos, objectos, peças de teatro, pequenas encenações, declamação de poemas, festivais, exposições, jornal de parede, coreografias, interpretações musicais, etc. Na impossibilidade de incluir os produtos originais o aluno pode incluir registo fotográfico, áudio ou vídeo desses produtos.


Reflexão contínua sobre o processo

TeresaS9.jpg

Sempre que possível deve haver prova das reflexões metacognitivas dos estudantes sobre o processo de aprendizagem e a monitorização da sua evolução a nível do conhecimento e competências chave. Esta reflexão pode tomar a forma de ‘diários de aprendizagem’ ou ‘notas de reflexão’ que são testemunhos de reflexão sobre a experiência, os processos de reflexão usados, as competências mobilizadas em determinados momentos específicos ou ao longo de períodos mais alargados. Os portfolios podem também incluir os comentários e reflexões dos professores e outros intervenientes sobre os produtos ou processos documentados no portfolio.

Os alunos deverão ser treinados para reflectirem constantemente sobre o que fizeram. Oralmente e ou por escrito o professor deverá incentivar a sua avaliação crítica do processo de ensino aprendizagem. Respondendo sistematicamente a estas questões:

  • O que fiz?
  • Quando ?
  • Porquê?
  • Como ?
  • Que Dificuldade tive?
  • Como venci as dificuldades?
  • Como poderia ter feito melhor
TeresaS10.jpg

Alguns alunos poderão preferir usar um diário para fazer as suas anotações pessoais , outros poderão fazê-las oralmente ou à margem dos trabalhos realizados. O registo dessa reflexão é muito importante e é sempre bom guardá-los. Não só os registos escritos mas também registos orais por exemplo, pequenos filmes dos alunos quando fazem reflexões orais, deixar que eles se gravem ou filmem quando falam sobre os seus trabalhos ou sobre as actividades em curso. Tudo isso constitui material de aprendizagem excelente e extremamente rico para a avaliação. Os registos da avaliação contínua do professor são essenciais. Anotações do professor ao longo do processo ( ano) dando recomendações ao aluno , motivando a sua progressão , reforçando os pontos positivos e orientando o aluno para superar dificuldades. O aluno pode incluir esses registos no seu portfolio .


Avaliação Final

TeresaS11.jpg

Um relatório síntese escrito ou oral por exemplo sobre a aprendizagem , O que aprendi? Como aprendi? Porquê? Para quê? O que quero aprender mais? Tal como as reflexões este relatório pode não ser escrito. O aluno pode optar por fazer uma exposição oral, uma encenação, um vídeo, uma dança, etc.

TeresaS12.jpg



Icon activity.jpg

Actividade

Forma:
  • Contentores ou Capas : Os suportes contentores utilizados podem ser extremamente variados, desde o portfolio na Internet ( página ) , o CD ou DVD, em papel por exemplo um rolo, uma capa de trabalhos tridimensionais, em três dimensões por exemplo uma caixa com materiais bi e tri-dimensionais, uma mala, um contentor original .
  • Miolo: O conteúdo do portfolio como já foi referido pode ser de várias origens, utilizando várias linguagens . Aliás recomenda-se a diversidade de expressões para que o portfolio não se limite a textos. Se o aluno explorar diferentes formas de comunicação e de expressão ele desenvolverá todas as suas inteligências . Textos, desenhos, registos áudio, registos vídeo podem ser utilizados como evidência para incluir no portfolio .

Estrutura e Conteúdo: Os alunos constroem o Portfolio a partir de uma tarefa ou projecto de trabalho. O Projecto de trabalho pode ser o projecto para o ano escolar e pode seguir a seguinte estrutura:

  • Preparação
    • Identificação do aluno: Quem sou eu, Como Sou eu? Donde venho? O que a escola me quer ensinar? Como me quer ensinar?
    • Descrição do Projecto : Aqui incluímos um registo das intenções do aluno: O que quero aprender, como e quando?
    • Organização: Como se organiza o portfolio e porquê? O portfolio pode ser organizado seguindo as unidades temáticas dadas pelo professor ou seguindo outra lógica que o aluno considere mais adequada ao seu estilo próprio de aprendizagem. Esta secção inclui o índice dos trabalhos seleccionados para apresentação . O aluno deverá decidir a ordem de apresentação dos trabalhos. Pode escolher apresentar todos os exercícios e registos de desenvolvimento e depois todos os produtos finais ou fazer secções separadas segundo temas ou unidades de trabalho incluindo em cada uma delas os estudos de desenvolvimento e os produtos finais respectivos.
    • Reflexão Contínua: Como foi o meu percurso? Como fiz, porque fiz, como , quando e onde? Que dificuldades encontrei ? Como as superei?
    • Reflexão Final: Onde Cheguei, para onde quero ir, dificuldades que superei, dificuldades que ainda tenho que superar?