Software Livre e Conteúdo Livre

From WikiEducator
Jump to: navigation, search




O Interface Entre Software Livre e Conteúdo Livre

Estofo binário na Universidade Harvard, Cambridge MA, cortesia de Dan4th

Software refere-se aos programs que carregamos para desempenharem tarefas específicas num computador. O utilizador normal nunca vê o código que se usa para desenvolver software, porque regra geral usam versões compiladas do programa. (Compilar é o processo técnico de converter a linguagem de programação, que programadores usam para criar programas, em linguagem-máquina, que os computadores podem executar).

Por outro lado, conteúdo é produzido em muitos formatos, por exemplo, um livro impresso, um discurso oral, obras de arte, imagens, transmissões radiofónicas ou televisivas, websites etc. Este conteúdo é produzido em formatos que os seres humanos podem processar e interpretar.

No mundo digital, as distinções entre software e conteúdo são combinadas, por exemplo:

  • Um programa de computador é conteúdo para um programador
  • Nós usamos programas de computador para produzir, armazenar e mostar conteúdo

A experiência do movimento de software livre oferece uma alternativa à narrativa dominante dos direitos de autor, o que nos leva a modelos alternativos de produção e distribuição de conteúdo que não se apoiam em direitos de autoria fechados para atingir economias de escala e modelos empreendedores sustentáveis.

É certamente plausível que autores de conteúdo livre possam realizar a visão de ter uma versão livre do currículo educacional até 2015. Demorou mais ou menos 22 anos para o movimento de software livre desenvolver uma alternativa livre para a maioria de aplicações de software proprietárias que usamos actualmente. Certamente, todas as aplicações que precisamos para efeitos educacionais se encontram disponíveis como software livre. Em relação a conteúdo livre, ainda nos encontramos longe de ter uma versão livre do currículo educacional. No entanto, deverá ser mais fácil de atingir este objectivo em comparação com o movimento de software livre, pois não precisamos de ser programadores especializados para participar. Cada professor ou formador pode participar facilmente e ajudar-nos a desenvolver recursos educacionais de qualidade que possamos partilhar, adaptar e modificar para contextos diversos.



Icon qmark.gif

Auto-Avaliação

Na sua opinião, quantos professores precisaríamos, por exemplo, para desenvolver um curso de Matemática para a oitava classe?


Isto ilustra o poder do conteúdo livre - um número relativamente pequeno de educadores dedicados pode ter um impacto enorme na velocidade com que se pode desenvolver conteúdo livre. Só é necessária dedicação pessoal. Cada contribuição de conteúdo contribui para o corpo intelectual comum, e ficará disponível para utilização e modificação indefinitivamente.


O Desafio de Formatos Abertos

Os requisitos adicionais da definição de conteúdo livre especificam que:

  • o código de origem deve estar disponível; e
  • ficheiros devem ser salvados em formato livre.

Ao trabalhar com WikiEducator, isto não é problema porque o código de origem de cada página wiki está disponível para edição através do software Wikimedia, que é software livre. No entanto, este requisito pode apresentar os seus desafios em algumas situações. Aqui ficam algumas considerações para reflectir à medida que desenvolve conteúdo livre:

  • Carregamento de ficheiros pdf. Felizmente o formato Portable Document Format (pdf), apesar de ser um formato propritário é um formato documentado abertamente. Como tal, a comunidade de software livre tem podido desenvolver leitores de pdf livres bem como aplicações de software que podem gerar ficheiros de formato pdf, como pro exemplo Open office. Infelizmente, ficheiros pdf são compilados o que os torna difícil de editar e modificar. Ao carregar um ficheiro pdf, recomendamos que carregue também o ficheiro original num formato aberto, por exemplo, como um formato Open Office. Desta forma, não se restringem utilizadores que queiram modificar o ficheiro pdf.
  • Formatos de documentos. Da mesma forma, ao carregar documentos, estes devem ser salvados num fomato aberto. O formato da Microsoft Word (.doc) é um formato standard fechado. Felizmente, Open Office pode importar o formato da Microsoft (.doc) e é relativamente fácil fazer a conversão (.odt). Recomenda-se que, se carregar um ficheiro de formato Microsoft, também converta esse mesmo ficheiro para um formato .odt. Ao trabalhar em projectos de conteúdo livre, é inaceitável exigir que os participantes submetam documentos em formato .doc.
  • Imagens legendadas. Em contextos educacionais, frequentemente usamos diagramas com legendas. Sempre que possível, tente salvar os seus diagramas em formatos que possam ser editados com software livre. Isto é particularmente útil quando se traduz conteúdo livre para línguas diferentes, pois é mais fácil mudar as legendas usando of ficheiros originais.

A comunidade WikiEducator respeita a liberdade de escolha. Isto significa que utilizadores têm a liberdade de utilizar tanto software livre como não-livre para desenvolverm conteúdo. No entanto, existem muitos utilizadores de software que não têm acesso a software não-livre, seja devido a uma escolha pessoal ou seja devido o facto de não terem possibilidades financeiras para comprar pacotes de software caros. Portanto, pedimos aos nosso utilizadores para respeitarem estas escolhas individuais.

O objectivo da actividade que se segue é demonstrar uma forma fácil para utilizadores de software não-livre converterem os seus trabalhos para formatos abertos.



Icon activity.jpg

Actividade

Converter formatos fechados em formatos abertos
  1. Para utilizar software usado tipicamente num escritório (documentos, apresentações de slides, e folhas de cálculo) descarregue uma cópia de Open Office para o seu computador. Este software está disponível para sistemas operativos GNU/Linux, Microsoft e Mac OS X.
    • Abra um dos seus documentos de formato fechado em Open Office clicando em: File > Open
    • Depois clique em File > Save As e seleccione o tipo de ficheiro, neste caso o formato OpenDocument Text (.odt)
    • Experimente criar um .pdf a partir deste ficheiro clicando em File > Export as pdf




O software Open Office deve abranger a maior parte das suas necessidades em relação a formatos abertos. Se pretende procurar uma lista mais completa, começe por visitar o site da UNESCO, nomeadamente o Portal para software aberto.