Páginas Novas

From WikiEducator
Jump to: navigation, search





Icon preknowledge.gif

Pré-Requisitos para Participantes

Esta secção deste tutorial oferece uma visão geral de conceitos e estratégias para criar hiperligações e páginas em WikiEducator. Recomenda-se que leia esta secção andes de avançar para a sintaxe Wiki, que é tratada nas secções subsequentes deste tutorial.



A Estrutura do Wiki

Pense no Wiki como uma colecção de páginas individuais. Estas páginas podem ser interligadas de várias maneiras. Frequentemente, Wikis apresentam um tipo de estrutura plana, na forma como estas páginas se encontram organizadas, com muito pouca hierarquia entre elas. Hiperligações ligam uma página a outra e o conteúdo tende a emergir de uma forma orgânica. Enquanto este tipo de apresentação pode ser adequado para uma grande parte de conteúdo num determinado site, por vezes poderá ser desejável agrupar as páginas de uma forma mais hierárquica, em que grupos de páginas possam ser vistas como dependentes de outras páginas. Na sua maior parte, a estrutura plana poderá ser suficiente, no entanto, iremos explorar como criar estruturas hierárquicas no Tutorial 9, uma vez que poderá ser necessário para a criação de recursos educacionais.


Decifrando a Linguagem de Hiperligações e Páginas

As diferenças entre hiperligações e páginas podem-se tornar confusas. Portanto, antes de iniciarmos este tutorial, consideremos os conceitos básicos que irão ser utilizados.



Icon key points.gif

Pontos Chave

Recomenda-se que planifique antecipadamente como pretende ligar as suas páginas. Tem várias possibilidades, dependendo dos seus objectivos educacionais e da forma como pretende apresentar o seu conteúdo:

  • Criar uma hiperligação interna entre páginas já existentes. Por exemplo, criar uma hiperligação da Página A para a Página B – em que ambas as páginas já existem no ambiente Wiki;
  • Criar uma hiperligação interna para uma página nova. Por exemplo, criar uma hiperligação da Página A para a Página C, que deverá ainda ser criada no ambiente Wiki;
  • Criar uma hiperligação de uma página no ambiente Wiki para um outro site na Internet. A esta hiperligação chamamos hiperligação externa. Por exemplo, hiperligar a Página A à Página raíz da sua instituição.
  • Decidir que palavras, letras ou conceitos gostaria de apresentar aos utilizadores na forma de texto hiperligado. Ou seja, decidir que texto irá aparecer como uma hiperligação em azul no navegador. Por exemplo, poderá querer apresentar o seu nome completo, hiperligado à sua página de utilizador, que usa uma forma abreviada do seu nome. A hiperligação "Lurdes Nakala” poderá apontar para uma página de utilizador chamada “kanimambo”, que é o nome de utilizador da Lurdes. Em linguagem Mediawiki, referimos a esta técnica como hiperligação em barra (piped), devido à sintaxe usada: "|"



Criando Páginas Novas

Ao criar uma página, primeiro pense de onde pretende que essa página seja hiperligada. Digamos que pretende criar uma página para o seu novo curso de Química. De uma forma ideal, deveria existir uma hiperligação a este curso a partir de uma página onde constásse uma listagem de todos os cursos de Ciências. Neste caso, editaria a página dos cursos de Ciências de forma a adicionar a hiperligação apontando para o seu curso de Química – apesar da sua página ainda não ter sido criada. Depois de gravar as suas modificações, poderia clicar na nova hiperligação, que o levaria à página nova (em branco). Poderia então inserir o seu conteúdo na página.

Neste primeiro método, você está a criar uma hiperligação numa página que já existe, apontando para uma outra página que ainda não existe no ambiente Wiki. De início, isto poderá ser um conceito um bocadinho difícil de compreender, mas assim que você vir como funciona, verá que se tornará perfeitamente claro.

Criar uma hiperligação no seu conteúdo é um processo fácil que pode ser feito utilizando a sintaxe simples do Wiki ou através das opções na barra de edição, que aparecem sempre que você se encontre na modalidade de edição.

É possível criar uma página sem primeiro fazer uma hiperligação a essa página. Para tal, basta escrever o nome da sua nova página no final da linha do localizador web. Por exemplo, se a linha do localizador mostra a localização '''http://www.wikieducator.org/''', e você pretende criar uma página nova chamada Café, só teria de adicionar o nome da página como pode ver a seguir:

'''http://www.wikieducator.org/Café'''

e pressionar Enter. Com esta acção, você é direccionado a uma página nova chamada Café, onde terá a opção de a criar inserindo algum conteúdo. Mas lembre-se, devido ao facto de ter criado a página sem primeiro ter feito uma hiperligação a essa página, poderá correr o risco de “perdê-la” no mar de páginas Wiki.

Hiperligar torna-se muito importante por esta razão – se não hiperligar a sua página a partir de uma página existente, tem de se lembar exactamente da respectiva localização, senão ninguém será capaz de encontrá-la. Dedique algum tempo a planificar o seu conteúdo. Pense como, e a partir de que sítios, deverá fazer hiperligações para novas páginas. Pode usar o campo de pesquisa (search) para encontrar frases e material onde poderá incluir uma hiperligação.

Icon present.gif
Dica: Se quiser criar uma página e não tiver a certeza de qual será o melhor sítio no ambiente Wiki para fazer a hiperligação para a página nova, crie uma hiperligação a partir da sua página de utilizador. A qualquer altura poderá adicionar a hiperligação à página apropriada. Desta forma, não terá dificuldade em encontrar a página que criar.