Formatação Básica de Texto

From WikiEducator
Jump to: navigation, search





Icon multimedia.gif

Media

Uma mensagem de boas vindas do Nicholas
N kimolo.jpg

Nicholos Kimolo de Nairobi, Kenya fala de pormenores do projecto FLOSS4Edu e da importância de conteúdo livre para Africa. Educadores Africanos estão a utilizar WikiEducator para desenvolver capacidade através do desenvolvimento de conteúdos de forma colaborativa. Nesta página de boas vindas, o Nicholas apresenta as competências que serão abrangidas neste tutorial.

Clique na hiperligação abaixo para começar o download do ficheiro audio. Não se recomenda para ligações por telefone!






Icon objectives.jpg

Objectivos

Ao completar esta lição, será capaz de:
  • Utilizar a sintaxe Wiki
  • Formatar texto em negrito e itálico
  • Formatar títulos e subtítulos
  • Incluir listas e marcadores nas suas páginas Wiki


Colegas de Malta e Namibia exploram alternativas para formatar texto para uma actividade de aprendizagem em WikiEducator

Agora que acabou da fazer a primeira edição Wiki na sua página de utilizador, vamos ver alguns tipos de formatação que se encontram disponíveis em Wiki.

Duas Maneiras de Formatar Texto

WikiEducator utliza uma linguagem simples de marcação de texto para formatar elementos específicos numa página, como seja o caso de texto, que pode ser formatado em negrito, itálico e como seja a utilização de títulos e subtítulos. Esta linguagem é conhecida como Wikitext (ou wiki-markup) e foi concebida para facilitar a edição de conteúdo em Wiki. Pode utilizar grande parte desta forma simples de formatar através da barra de edição que aparece quando utiliza a modalidade de edição; mas também pode digitar a sintaxe Wiki manualmente. Nem todas as opções de formatação em Wiki se encontram disponíveis através da barra de edição. Portanto, terá de aprender a inserir alguma desta sintaxe manualmente. Esta competência poderá tornar-se útil, especialmente se pretender aprender mais sobre as formas mais sofisticadas de edição em Wiki, tratadas em tutoriais mais avançados.

Criando a Sua Área de Rascunho

Não salte esta actividade!
A primeira coisa a fazer é criar uma área onde pode praticar a edição do seu conteúdo. Chamamos a esta área individual área de “rascunho”. Avançe para a secção seguinte, onde aprenderá a criar a sua área de rascunho antes de prosseguir com este tutorial.