Primeira Edição

From WikiEducator
Jump to: navigation, search




Fazendo a Sua Primeira Edição em Wiki

Para fazer a sua primeira edição, vai adicionar algum conteúdo a uma página especial no Wiki, a sua página de utilizador.



Icon activity.jpg

Actividade

Passo 1: Dirija-se à sua página de utilizador. Esta página é criada automaticamente assim que você cria a sua conta em WikiEducator. Para aceder à sua página de utilizador, clique na hiperligação com o seu nome de utilizador, que pode ver à direita do ícone User.gif, no topo superior direito de qualquer página. Será de imediato direccionado à sua página de utilizador.
Icon present.gif
Dica: Se não vir o seu nome de utilizador no canto superior direito da página que está a visualizar, significa que não entrou ainda em WikiEducator. Antes de poder editar qualquer página tem de entrar no sistema, ou seja, fazer o log in. Para tal, clique na hiperligação log in no canto superior direito do seu écran. Faça o seu log in com o nome de utilizador e a palavra-chave que criou no tutorial anterior.

Passo 2: Depois de feito o log in siga as instruções que lhe demos no passo 1 acima. Ao chegar à sua página de utilizador, clique no separador editar no topo da página. Esta acção muda automaticamente a sua sessão para a modalidade de edição. Na área de edição de texto que aparece, digite algum texto acerca de si. Por exemplo: Chamo-me ................. Também pode incluir algumas das razões que o levaram a querer contribuir para WikiEducator, ou indicar como outros utilizadores o podem contactar.

Passo 3: Após digitar o seu texto, repare que por baixo da área de edição de texto onde você digitou o seu conteúdo, pode ver três botões: Salvar página, Mostrar previsão, Mostrar alterações.

Passo 4: Clique no botão Salvar página.


Veja o vídeo Show me how para uma demonstração prática. (Este vídeo só está disponível em Inglês e não se recomenda se não tiver acesso a banda larga).




Parabéns! Acabou da fazer a sua primeira edição e subsequente publicação em WikiEducator, na Internet.


Diferença entre os botões “Salvar página”e “Mostrar previsão”

Por agora, só nos interessa ver a funcionalidade dos botões Salvar página e Mostrar Previsão. O botão Mostrar previsão, é útil para ver o aspecto do seu trabalho antes de salvar conteúdo.

Cuidado: o botão Mostrar previsão NÃO GRAVA as suas edições. Para gravar o seu trabalho, tem de clicar no botão Salvar página depois de fazer a previsão do seu conteúdo.

No entanto, ao fazer a previsão do seu conteúdo, pode deslizar até encontrar a área de edição de texto, onde pode continuar a adicionar mais texto, ou onde pode corrigir algum erro que tenha encontrado ao fazer a previsão. Não se esqueça que ainda não gravou o seu trabalho. Por isso, depois de adicionar mais texto ou fazer uma correcção, tem de clicar no botão Salvar página, que gravará então o seu trabalho em WikiEducator e mudará automaticamente a sua sessão para a modalidade de publicação.


Boa Etiqueta

Icon present.gif
Dica: Antes de clicar no botão Salvar página, é considerado de bom tom incluir a cortesia de uma explicação sobre as suas edições no campo Sumário. Este campo encontra-se entre a área de edição de texto e os botões Salvar página e Mostrar previsão. A sua explicação pode ser muio resumida; por exemplo: erro ortográfico. Neste caso, todos os utilizadores saberão que você fez uma edição menor, tipo corrigir um erro de dactilografia ou outra coisa de pouca importância. Se fizer uma edição menor a uma página, certifique-se de que assinala também a caixinha Marcar como edição menor.

Adicionar conteúdo à sua página de utilizador é uma forma ideal de dar a conhecer a outros utilizadores o facto de que realmente existe uma pessoa por trás de todo o conteúdo da sua autoria. :-)

A sua página de utilizador pode também ser utilizada como um fórum onde outros utilizadores o podem contactar para colocar questões ou para colaborar em projectos específicos. Pode também servir para informar outros utilizadores acerca de projectos Wiki em que você esteja a trabalhar e sobre as suas áreas de especialização.

A sua página de utilizador é também um fórum excelente para você praticar as suas competências à medida que aprende a sintaxe Wiki. A seguir vai criar uma página, ligada à sua página de utilizador, onde pode pôr em prática os seus conhecimentos da sintaxe Wiki.