Instruções

From WikiEducator
Jump to: navigation, search




Instruções Detalhadas

Criar uma conta em WikiEducator é bastante fácil. À medida que segue as instruções detalhadas que lhe damos, não se esqueça também de ler cuidadosamente as instruções que lhe são dadas no seu computador, pois são extremamente úteis para utilizadores noviços do WikiEducator. No entanto, se achar melhor, continue a ler estas instruções!


Passo 1: Acedendo à pagina Log in / create account

A sua primeira actividade é aceder à página em que pode criar a sua nova conta. Acede a esta página através da página principal do WikiEducator.



Icon activity.jpg

Actividade

Digite http://www.wikieducator.org no localizador (URL)e clique na hiperligação log in /create account salientada acima

Para aceder à página principal do WikiEducator precisa de ter uma ligação à Internet.

  • Abra o seu navegador (e.g. Firefox, Mozilla, Safari, Internet Explorer).
  • Aponte o seu navegador para a página principal do WikiEducator http://wikieducator.org, escrevendo a seguinte morada web:
http://www.wikieducator.org
não se esqueça de pressionar a tecla <Enter>.
  • No canto superior direito do seu écran, verá uma hiperligação: log in / create account
  • Ao clicar nesta hiperligação, será direccionado para a página Log in / create account.
  • Siga atentamente as instruções que lhe são dadas no computador, ou continue a ler estas instruções.

Veja o vídeo Show me how para uma demonstração prática. (Este vídeo só se encontra disponível em Inglês e não se recomenda se não tiver acesso a banda larga.)





Passo 2: Clique na hiperligação log in / create an account

WikiEducator faz uma distinção entre dois tipos de utilizador:

  • Aqueles que já têm uma conta.
  • Utilizadores novos que ainda não têm uma conta (uma vez que você está a seguir este tutorial, assumimos que se encontra dentro desta categoria).

A actividade que se segue demonstra como novos utilizadores acedem à página correcta para criar a respectiva conta nova.



Icon activity.jpg

Actividade

Clique na hiperligação Create an account salientada acima

Precisa de ter uma ligação à Internet para realizar esta actividade.

  • Clique na hiperligação em azul Create an account.


Icon present.gif
Tip: Nao se esqueça que precisa de ter uma conta em WikiEducator antes de poder completar os campos Username e Password. Em muitos workshops verificamos que alguns participantes tendem a completar estes campos antes de criarem uma conta. Isto não resulta, pois o WikiEducator não tem acesso aos pormenores de log in que você usa noutros sistemas.


Uma vez criada a sua conta no WikiEducator, pode completar os campos Username e Password para fazer o seu primeiro log in.


  • Se se enganar, não se preocupe – volte a seguir os passos que acabou de aprender e clique na hiperligação em azul: Create an account.

Veja o vídeo Show me how para uma demonstração prática. (Este vídeo só se encontra disponível em Inglês e não se recomenda se não tiver acesso a banda larga.)




Páginas web que aceitam input público, como seja o caso deste Wiki, ficam sujeitas a abusos de spammers que usam ferramentas automatizadas para publicar hiperligações para muitas páginas não solicitadas por utilizadores. Como um mecanismo de prevenção para este problema, o WikiEducator usa a característica Captcha para evitar spam automatizado.

Ao criar a sua conta, verá uma imagem apresentando uns caracteres de texto distorcidos (veja o exemplo que lhe damos a seguir). Como computadores não conseguem “ler” as letras apresentadas na imagem, estas só podem ser reproduzidas por um indivíduo. Desta forma pode-se prevenir problemas de spam electrónico, em que computadores buscam a Internet, na esperança de, por exemplo, publicar publicidade não solicitada.

A seguir vamos mostrar-lhe como inserir as letras da característica Captcha, antes de completar a sua informação pessoal.



Icon activity.jpg

Actividade

  • A primeria coisa a fazer é decifrar as letras apresentadas na imagem e depois inseri-las no campo disponível para tal, logo por baixo da imagem. Note que neste campo, as letras são sensíveis à utilização de letra maiúscula: não pode usar maiúsculas quando a imagem mostra letras minúsculas. Certifique-se de que não tem a tecla <Caps Lock> activada.
  • No exemplo abaixo, as letras wintmund são apresentadas na imagem. O utilizador tem de digitar estas mesmas letras, na mesma sequência, no campo dado por baixo da imagem. Ao criar a sua conta, verá uma combinação diferente de letras, por isso não use as letras que lhe damos neste exemplo.
Icon present.gif
Tip: Por vezes as letras podem ser difíceis de decifrar. Pode tentar duas coisas para facilitar a leitura:
  • Experimente afastar-se do computador. Isto ajudará a melhorar a nitidez e poderá talvez decifrar melhor as letras.
  • Se achar as letras muito difíceis de decifrar, clique no botão Refresh no seu navegador e WikiEducator generará outra combinação de letras, que poderá ser mais fácil de ler.


Exemplo mostrando as letras distorcidas para decifrar e inserir co campo dado.
  • Depois de inserir as letras, escolha um nome de utilizador. Muitas pessoas usam uma forma abreviada do seu respectivo nome ou uma combinação de iniciais e o sobrenome. Por exemplo, Lurdes Nakala poderá escolher: lnakala. Lembre-se que muitos destes sistemas na Internet são sensíveis à utilização de letra maiúscula, por isso deve sempre lembrar-se se usou letras maiúsculas, minúsculas ou uma combinação. O nome de utilizador que criar será o nome que utilizará sempre que fizer o log in no WikiEducator, por isso escolha um nome fácil de lembrar e digite-o no campo Username.
  • Agora tem de escolher uma palavra-chave para WikiEducator. Digite-a no campo Password. Para certificar que não há erros na sua palavra-chave, tem de voltar a digitá-la no segundo campo: Retype password. Lembre-se que as palavras-chave também são sensíveis à utilização de letra maiúscula.
  • Agora, digite o seu endereço de email no campo E-mail. Apesar deste campo ser opcional, é muito útil completá-lo, pois no caso de se esquecer da sua palavra-chave, o sistema poderá mandar-lhe um email com a sua palavra-chave se você quiser.
  • Digite o seu nome no campo Real name. Este campo também é opcional e é usado mais para reconhecimento do seu trabalho, no caso de um utilizador pretender citar uma das suas contribuições em WikiEducator.
  • Para completar o processo de criar a sua conta em WikiEducator, pressione o botão Create account.

Não se preocupe se se enganar a decifrar as letras dadas na característica Captcha. Se não acertar, o sistema dar-lhe-á uma nova combinação automaticamente. Se estiver atrapalhado, peça ajuda a um colega ou leia atentamente as instruções dadas no seu computador.

Veja o vídeoShow me how para uma demonstração prática. (Este vídeo só se encontra disponível em Inglês e não se recomenda se não tiver acesso a banda larga.)