Páginas de Conversação

From WikiEducator
Jump to: navigation, search




Discussão / Páginas de Conversação


O separador de discussão (por vezes também referido por Página de conversação (Talk Page) é uma componente essencial do ambiente WikiEducator e situa-se no topo de cada página.
Separador de discussão - veja o topo da página

Este espaço pode ser usado para deixar comentários ou iniciar discussões ácerca da respectiva página que você estiver a consultar. Páginas de conversação oferecem um espaço para editores debaterem modificações e fazerem sugestões ácerca dessa página. A página de conversação é uma página Wiki normal e aceita a mesma sintaxe Wiki que as páginas de conteúdo.

WikiEducator usa uma funcionalidade chamada Linhas de discussão com uma aparência muito parecida com fóruns de discussão comuns em muitos sites comunitários. Este formato de apresentação da discussão ajuda a estruturar o debate sem a preocupação de saber onde e como responder a um comentário na página de conversação do Wiki. Usando esta funcionalidade, educadores em WikiEducator podem:

  • iniciar novos temas de discussão (chamados linhas de discussão); ou
  • responder a comentários existentes na página de conversação.

Neste sentido, WikiEducator está à altura das expectativas em relação aos valores comunitários de promoção de uma visão futurística pondo à prova um espírito pioneiro: Somos o primeiro ambiente Wiki no Mundo a implementar ao vivo o software LiquidThreads (Linhas de discussão)!

Os valores regentes das páginas de conversação são comunicação, cortesia e consideração. A lista que se segue foi concebida para apoiar utilizadores a usarem páginas de conversação de uma forma cortez, eficáz e eficiente.

Como Usar Páginas de Conversação

Exemplo de como são apresentados os comentários na página de discussão. Veja os diferentes níveis das linhas de discussão.
  • Encontre a página de conversação relevante: Cada página em WikiEducator tem um separador chamado discussão correspondente, que pode ver no topo de cada página. Pense no objectivo da sua contribuição, por exemplo:
    • Se pretende falar ácerca do conteúdo de uma página em WikiEducator - deverá afixar as suas ideias na respectiva página com esse conteúdo no Wiki;
    • Se pretende comunicar com um utilizador específico em WikiEducator - deverá afixar o seu comentário na página de conversação desse mesmo utilizador;
  • Leia por alto os comentários na página de conversação: Após clicar na página de conversação, leia os cabeçalhos dos comentários existentes nessa página;
    • Se não existem nenhuns comentários, clique na hiperligação Iniciar uma nova discussão. Pense num título descriptivo para o comentário que pretende afixar e insira-o no campo Assunto. Insira a sua resposta na caixa de texto e clique no botão Salvar página para afixar o seu comentário. Se quiser monitorar as respostas, certifique-se assinala a caixinha Observar esta página antes de salvar o seu comentário. WikiEducator identifica o seu comentário automaticamente.
    • Se pretende responder a uma linha de discussão existente, clique na hiperligação Responder, que pode ver por baixo de cada afixação individual logo a seguir ao nome do utilizador que afixou o comentário na página de conversação.
Exemplo de uma linha de discussão numa página de conversação
    • Se nenhuma das linhas de discussão ou cabeçalhos se relaciona com o que você quer afixar, deve clicar na hiperligação Iniciar uma nova discussão no topo da página de discussão relevante.
    • Se pretende comunicar directamente com um utilizador que tenha feito uma afixação na página de conversação, clique na hiperligação disc por baixo de cada afixação, logo a seguir ao nome de utilizador do autor.



Dicas Para Usar as Páginas de Conversação

  • Tente manter a discussão centrada no tópico, sem divagações: tente manter as discussões centradas em melhorar o conteúdo associado com a página de conversação.
  • Debata as edições: A página de conversação é particularmente útil para debater edições. Se uma das suas edições foi revertida, e você volta a inseri-la, é de bom tom e boa prática deixar uma explicação na página de conversação e uma nota no sumário de edição informando sobre a sua acção. A página de conversação é também o sítio para questionar as modificações de outros editores. Se alguém questiona uma das suas edições, certifique-se de que responde prontamente com a sua justificação.
  • Faça propostas: Pode propor melhorias a uma página e debatê-las com outros editores, se assim o desejar. Estas propostas podem incluir modificações a pormenores específicos, mudar páginas para outros locais, amalgamar páginas ou transformar uma secções longas numa página em páginas novas.



Aqui ficam também umas linhas gerais de conduta que são consideradas de bom tom e boa prática na utilização de páginas de conversação:

  • Assine as mensagens que afixar: Para assinar uma mensagem, escreva 4 acentos ~~~~ (Rosario 02:41, 16 March 2009 (UTC)), que serão substituídos pelo seu nome de utilizador e dia e hora de inserção: mira 01:32, 9 January 2007 (CET).
  • Seja sucinto: Se a sua mensagem tiver mais de 100 palavras, considere encurtá-la. Mensagens longas e vaguas são difíceis de compreender, e podem ser facilmente ignoradas ou incorrectamente interpretadas. Se necessita de fazer uma discussão detalhada, ponto por ponto, veja a seguir como a pode estruturar.
  • Mantenha a estrutura e a disposição do texto na página (layout) claros: mantenha a página organizada e com um layout claro e bem definido. Evite repetições, devaneios, e um estilo de escrita floreado. Páginas de conversação com um layout bem definido atraem participação contínua. Lembre-se que pode utilizar elementos standard de formatação, incluindo negritos, itálicos e listas nas suas afixações em páginas de conversação.




Icon activity.jpg

Actividade

Respondendo a uma linha de discussão

Nesta actividade vai aprender a responder a uma linha de discussão existente numa página de conversação.

  • Clique no separador discussão no topo desta página.
  • Encontre uma linha de discussão que se refira a Teste.
  • Clique na hiperligação Responder por baixo da afixação, a seguir ao nome de utilizador do autor que iniciou a discussão.

Com sorte, alguém desta comunidade lhe deixará uma mensagem na sua própria página de conversação!



Icon present.gif
Dica: Se tiver dificuldade em encontrar a inha de discussão da actividade anterior, pode ir directamente à linha de discussão



Sugestões para o layout

  • Responda a mensagens e comentários imediatamente a seguir à afixação original. Desta forma, a afixação que vier a seguir será colocada por baixo da sua e assim sucessivamente. Esta estrutura torna mais fácil ver a ordem cronológica de todas as afixações. A afixação no “fundo” da página é a mais recente.
  • Tabule as suas afixações: Torna mais fácil ver que a sua afixação é diferente da prévia. Qualquer sistema de tabulação é aceitável. O que importa é que a sequência da conversa seja fácil de seguir. Existem dois sistemas principais de tabulação:
    • Cada uma das afixações tabulada um nível, independentemente do utilizador: A sequência começa como indicámos acima, mas cada afixação nova é tabulada um nível (:), independentemente de quem faça a afixação. Quando a afixação é tabulada muito para a direita, a próxima afixação pode começar no início da margem esquerda de novo, com a marcação (sem tabulação). Por vezes, uma afixação neste sistema desenvolve a sua sub-discussão para debater uma resposta específica em mais pormenor.
    • Cada utilizador tem uma tabulação específica: A afixação do primeiro contribuinte fica alinhada à esquerda, a contribuição seguinte começa com um sinal de dois pontos (:), a seguinte com dois (::), a seguinte com três (:::) e por aí fora. Assim, quando o primeiro contribuinte responde, começa no início da margem esquerda de novo. O segundo, terceiro e quarto contribuintes continuam a marcar as suas contribuições com um, dois e três sinais de dois pontos, respectivamente. As afixações de cada utilizador encontram-se alinhadas verticalmente. No entanto, este sistema tende a desmoronar quando há muitas contribuições diferentes, uma vez que só existem alguns níveis de tabulação na sintaxe Wiki.


Títulos nas Páginas de Conversação

Como mencionámos anteriormente, as páginas de conversação aceitam toda a sintaxe Wiki. Muitas vezes, é útil usar títulos para novos tópicos nas páginas de conversação; desta forma, o seu tópico fica claramente separado na sua própria secção e aparecerá no índice, no topo da página. Títulos são fáceis de formatar, com sinais de igual no início e fim do título:

== Aqui fica o meu título ==


As Minhas Páginas de Conversação

Cada página Wiki tem uma página de discussão ou página de conversação, mesmo até a sua página de utilizador. A página de conversação da sua página de utilizador pode ser usada por qualquer pessoa para contactá-lo para debater projectos ou edições que você possa ter feito. A hiperligação no topo desta página leva-o à sua página de conversação. Outros utilizadores Wiki podem usar a sua página de conversação como forma de o contactar para debater um projecto ou até para se apresentarem.