Sub-Páginas

From WikiEducator
Jump to: navigation, search




Introdução

Repare que esta página se chama: Tutorials_in_Portuguese/Acerca_de_Estrutura/Subpaginas. "Pensando em Estrutura" é o título deste tutorial em particular, dentro do tutorial geral de Tutorials_in_Portugese, e Subpaginas é o nome da página que está a ver dentro deste tutorial. A página chamada Subpaginas pode ser vista como filha da página Acerca_de_Estrutura, que por sua vez é uma sub-página (ou filha) do tutorial global do projecto Tutorials_in_Portugese, que é a página parental ou principal.

A forma mais comum de se criar uma sub-página é estabelecendo uma nova hiperligação que começa com uma / (barra). A página à qual esta hiperligação aponta é considerada subordinada da página de origem, e chama-se página dependente. Para fazer esta hiperligação, usa-se a sintaxe seguinte:

[[PáginaPrincipal/Sub-página]]



É possível criar uma sub-página de uma sub-página. No topo de cada sub-página, ou sub-sub-página, pode encontrar uma hiperligação que segue todas as páginas (migalhas – breadcrumbs), a todos os níveis, do mais baixo ao mais alto.


Criando Sub-páginas

Para criar uma sub-página chamada Tigre, dependente da página principal, chamada Grandes Felinos:

  1. certifique-se que se encontra situado na página principal, neste caso Grandes Felinos, e depois
  2. crie uma nova página normalmente usando os dois parentesis rectos, mas antes do nome da página coloque uma barra(/). Veja o exemplo:


[[/Tigre]]

Esta sintaxe fará aparecer a hiperligação com a barra (/) desta maneira:

/Tigre


Como deve calcular, isto pode-se tornar confuso. No entanto, esta confusão pode-se corrigir de duas maneiras:

  1. Adicionando uma barra extra ao fim da hiperligação: [[/Tigre/]] (isto “diz”ao software Wiki para não fazer aparecer a barra que precede o nome), ou
  2. Através da criação de uma hiperligação em barra, por exemplo: [[/Tigre|Tigre]] – isto é particularmente útil quando a página já contém um número de barras, ou se pretende mostrar um título mais descritivo ao utilizador. Ambos os métodos resultarão numa hiperligação assim:
Tigre

Que é actualmente uma sub-página da página em que se encontra.



Icon activity.jpg

Actividade

A partir da sua página de utilizador, crie uma nova página. (Já lá deve ter uma página chamada My Sandbox, que é a sua área de rascunho)

  • Dirija-se à sua página de utilizador, clicando no seu nome de utilizador no canto superior direito da página.
  • Edite a sua página de utilizador e adicione uma hiperligação a uma sub-página para o seu conteúdo. Por exemplo:
    • publicações: [[/publicações/]] ou [[/publicações/|Lista de publicações]];
    • calendário de testes: [[/Testes/]] ou [[/Testes|Calendário de testes]];
    • lista de coisas a fazer: [[/Lista_de_coisas_a_fazer/|Lista de coisas a fazer]].
  • Depois de gravar a sua página de utilizador, a hiperligação que acabou de criar deve aparecer como uma hiperligação em vermelho, indicando uma página nova, ainda sem conteúdo
  • Clique nessa hiperligação e adicione o novo conteúdo à sua sub-página
  • Clique no botão Gravar página.