Ácerca de Estrutura

From WikiEducator
Jump to: navigation, search





Icon objectives.jpg

Objectivos

Ao completar esta lição será capaz de:
  • Explicar a relação de dependência (pais -filhos) entre conteúdo estruturado;
  • Introduzir templates como mecanismos de navegação;
  • Usar categorias para apoiar a estruturação e busca de conteúdos educacionais.



A rede Wiki pode ser comparada a este fictício mapa de caminhos de ferro da ilha de Sodor. Os vários projectos Wiki são como linhas férreas – apesar de se poder chegar a todas as estações na ilha, nem todas as estações se encontram ligadas umas às outras.

Introdução

Pode-se descrever a estrutura de um Wiki como uma rede ou uma teia. Cada página no Wiki é um elo na rede global, e pode possivelmente ser ligado a, ou ligar-se a, qualquer outra página na rede (ou qualquer outro elo na rede global que é a World Wide Web).

No entanto, muitas vezes conteúdo educacional necessita de ser apresentado de uma forma mais estruturada. Daí ser útil ligar páginas umas às outras, mantendo uma certa estrutura e estabelecendo um relacionamento lógico com outras páginas.

Felizmente, o software Mediawiki que WikiEducator usa é rico em funcionalidade e existem formas relativamente fáceis de ligar páginas umas às outras, de acordo com o respectivo relacionamento estrutural lógico. Este tipo de estrutura pode ser visto como a criação de sub-páginas.

Existem outras formas de apresentar dicas visuais ou navegacionais que reflictam a estrutura do conteúdo. A criação de templates navegacionais e a utilização de categorias pode também apresentar uma visão geral da estrutura do conteúdo, ajudando os utilizadores a navegar através da rede.